Pular para o conteúdo principal

150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul

 


PORTO ALEGRE/RIO GRANDE DO SUL - 20 de Maio marca a chegada dos primeiros imigrantes italianos ao estado do Rio Grande do Sul pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.
Diversas atividades foram programadas para comemorar essa data e o
 governador Eduardo Leite estabeleceu, em abril de 2024, uma Comissão Oficial para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório. Assim, o Decreto 57.558/2024 reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletir, debater e contribuir para a realização das ações e eventos que estão programados ao longo de 2025. A marca oficial diz: “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Nossa história é feita de futuros”.

A programação oficial pode ser acessada no link.

Ascom SJCDH
Edição: Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.