Pular para o conteúdo principal

Curiosidades da Praça Inconfidência em Ouro Preto

 


BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - Ouro Preto está distante 100 Km da capital mineira, foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido em 1980, pela UNESCO.  Quem chega no centro de Ouro Preto, as primeiras imagens marcantes são a estátua de Tiradentes e ao fundo o Museu da Inconfidência.

Curiosidade sobre a estátua de Tiradentes

O imponente monumento à Joaquim José da Silva Xavier, é um marco na paisagem ouropretana. Com a Proclamação da República, o primeiro congresso mineiro deliberou erguer um monumento em homenagem a Tiradentes, na Praça da Independência, em substituição à Coluna Saldanha Marinho. Em 21 de abril de 1892, foi lançada a pedra fundamental do monumento; eram as comemorações do primeiro centenário da execução de Tiradentes.

Dois anos após, era solenemente inaugurado pelo Dr. Affonso Augusto Moreira Penna, Presidente do Estado de Minas Gerais. A partir de então, a praça passou a se chamar Praça Tiradentes. Com uma altura total de 19 metros, o monumento foi feito em granito extraído do Morro da Viúva, no Rio de Janeiro. A Estátua do Tiradentes tem 2,85 metros, foi fundida na Itália e as vinte e quatro peças decorativas foram executas em Buenos Aires.

Também na Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama atenção.  Construído entre 1785 e 1855, funcionou originalmente como Casa de Câmara e Cadeia, mas já nas primeiras décadas do século XX desempenhou exclusivamente a função de cadeia.

Na década de 1930, os restos morais dos inconfidentes extraditados para a África foram trazidos de volta ao Brasil e instalados no Panteão dos Inconfidentes, imponente e respeitoso salão do edifício. Posteriormente, por meio de decreto-lei, todo o prédio foi transformado em museu, função que exerce desde 1944.

A exposição permanente do museu aborda a Inconfidência a partir da relação com diferentes aspectos da vida em Ouro Preto entre os séculos XVIII e XIX. Nos dois pisos as salas são dedicadas a diferentes aspectos, como mineração, transportes, construção civil, pintura e escultura, arte e religião.

O Museu da Inconfidência conta com três anexos, dois deles logo ao lado do prédio principal. No primeiro anexo fica o Auditório (sala de projeções), a Sala Manoel da Costa Athaíde (exposições temporárias) e a reserva técnica.

No segundo anexo funciona a Diretoria, a Secretaria, os setores de Museologia, Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Segurança e o Laboratório de Conservação e Restauração, este com ateliês de pintura, escultura, madeira e papel. A Casa do Pilar, terceiro anexo, abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período), a Biblioteca (com 19 mil volumes), os setores Educativo, Pesquisa, e Musicologia, além de todo o setor Administrativo.

Horário de visitação: Terça a Sexta de 10h às 18h, Sábados de 10h às 16h e Domingos de 9h às 14h

Informações www.arquivopublico.mg.gov.br

Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
informações para sergio51moreira@bol.com.br @sergiomoreira63


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.