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Sem fronteiras, parceria entre Embratur e TikTok promete levar os atrativos do Brasil ao mundo

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -O Brasil apresentado ao mundo diretamente por quem faz o turismo acontecer. Este é o foco da parceria firmada entre Embratur e TikTok. Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (18), Agência e plataforma apresentaram a iniciativa que vai capacitar pequenas e médias empresas, além de agentes ligados ao turismo no país, por meio de oficinas digitais. A primeira capacitação, gratuita, acontecerá no dia 3 de abril.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que a parceria é muito significativa por tudo que representa o TikTok, no que diz respeito a volume, tamanho e importância na vida das pessoas, além de ser uma importante oportunidade de dar visibilidade a “quem faz o turismo na ponta”.
“Quem faz turismo no Brasil são os pequenos e médios empreendedores e os trabalhadores. Então, capacitá-los e fazer com que tenham acesso a uma ferramenta como o TikTok, para que ele possa apresentar seu negócio e seu destino, é uma possibilidade muito importante para ajudarmos quem está na ponta, além de ser uma oportunidade de mostrar o Brasil em sua essência. Quando falo de turismo, penso desde o empresário até em quem recebe o turista no restaurante, no hotel e no receptivo. E são essas pessoas que queremos alcançar”, afirmou o presidente da Embratur.

Segundo a diretora de Marketing de Negócios para PMEs do TikTok para América Latina, Silvia Belluzzo, o foco da parceria é contribuir para que pequenas empresas alavanquem seus negócios. “O TikTok é uma plataforma de descoberta. E isso é poderoso para o turismo. A comunidade é extremamente engajada em descobrir novos lugares, montar roteiros e saber curiosidades dos lugares que querem visitar. Especialmente para as PMEs, o TikTok é um lugar para alcançar novos públicos e furar a sua bolha, já que nossa plataforma não é sobre quem você conhece ou segue e, sim, sobre os temas e conteúdos que despertam o seu interesse”, explicou.
 

Case de sucesso

 Durante a coletiva, foi apresentado um vídeo com depoimentos de pessoas que impulsionaram seus negócios por meio do TikTok. Entre eles, Bruno Gomes, head de Marketing da Zupper Viagens, compartilhou como a plataforma se tornou um canal estratégico para expandir a presença digital da empresa e impactar viajantes em todas as etapas da jornada.
 

A estratégia da Zupper na plataforma solidificou uma comunidade e a empresa alcançou mais de 156 mil seguidores em 18 meses. Além disso, houve mais de 60 mil buscas em seu site em apenas três meses. Com esses resultados, a empresa iniciou 2025 como uma das maiores agências de viagem online na plataforma.
  “Muitas pessoas já buscam no TikTok dicas sobre turismo. Por isso, acho que todo empreendedor deveria ver como a ferramenta pode dar visibilidade aos negócios. Por lá, podemos estimular nas pessoas o desejo de viajar e o encantamento com a experiência”, afirmou Gomes.

Webinars

O primeiro webinar está marcado para o dia 3 de abril. Nele, serão apresentadas ferramentas e estratégias para capacitar micro e pequenas empresas (MPEs) do setor a utilizar a plataforma como ferramenta de marketing e comercialização digital, ampliando sua visibilidade e impacto econômico.
  Entre os temas a serem abordados estão: a audiência diversa e engajada, as ferramentas de publicidade acessíveis, o conteúdo criativo e informal e a possibilidade de parcerias com influenciadores.

Além disso, será disponibilizado pelas duas empresas um ebook com conteúdo direcionado para a criação de storytelling e uso da plataforma para venda de produtos e serviços.

Inscrições abertas
Para participar, é preciso realizar a inscrição pelo link: https://embratur-tiktok-webinar.splashthat.com/


O TikTok
Com mais de 1 bilhão de usuários por mês, o TikTok tem se consolidado como uma ferramenta poderosa na promoção de destinos turísticos e no fortalecimento de micro e pequenas empresas (MPEs) do setor.


Estudos recentes demonstram que a plataforma influencia significativamente as decisões de viagem dos usuários, especialmente entre as gerações mais jovens. Além disso, empresas que investem em marketing no TikTok têm observado um aumento substancial em suas receitas, evidenciando o potencial da plataforma para impulsionar negócios no setor turístico.

Foto: Coletiva de imprensa apresentou nova parceria entre Embratur e TikTok voltada ao desenvolvimento do turismo brasileiro (Foto: Renato Vaz/Embratur)

Fonte: Imprensa EMBRATUR


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