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"Rio, Cidade Abençoada": potencial turístico esportivo e religioso da cidade é destaque na BTL, em Lisboa

 

RIO DE JANEIRO/ RJ - BRASIL - O Rio de Janeiro estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), entre 12 e 16 de março, com o evento "Rio, Cidade Abençoada". O objetivo é promover a Cidade Maravilhosa no mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo. A ação é uma parceria entre Visit Rio, Embratur, Prefeitura do Rio, RIOgaleão, Santuário Cristo Redentor, Tarde com Maria e Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro.

A ideia é reforçar a vocação do Rio como destino turístico que reúne prática de esportes, fé, cultura e hospitalidade. Além disso, a iniciativa pretende chamar atenção para a importância da colaboração entre os setores público e privado a fim de potencializar investimentos em infraestrutura, promoção do destino, capacitação profissional e estratégias de marketing.

“A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 e as celebrações do centenário do Cristo Redentor representam oportunidades estratégicas para impulsionar o turismo. Queremos mostrar que a fé tem muitas vozes e cores no Rio e que a cidade acolhe todas as crenças e credos. A diversidade religiosa se entrelaça à paisagem e à cultura, tornando o Rio verdadeiramente uma cidade abençoada", destacou o presidente-executivo do Visit Rio, Carlos Werneck.

Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, é exatamente essa diversidade que queremos destacar com a iniciativa Rio, Cidade Abençoada. “O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do Brasil. O mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo, o Pão de Açúcar, Copacabana, carnaval. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo”, afirma Freixo.

Com um histórico de sucesso em eventos esportivos, o Rio de Janeiro já foi eleito nove vezes o Melhor Destino de Turismo Esportivo da América Latina pelo World Travel Awards, conhecido como o "Oscar do Turismo". Em 2024, os eventos esportivos lideraram o ranking de atividades na cidade. Recentemente, o Visit Rio e a Prefeitura lançaram o calendário esportivo, uma plataforma que será constantemente atualizada com novos eventos. A previsão é que, ao longo do ano, 350 eventos esportivos sejam realizados na cidade, dos quais 190 serão corridas de rua.

Turismo religioso: ampliando fronteiras

Já o turismo religioso tem grande potencial de crescimento, com oportunidades para atrair mais visitantes ao integrar a cidade a outros roteiros de fé no Brasil. Uma das propostas defendidas por Berthaldo Soares, do Tarde com Maria, é a criação de um roteiro religioso interestadual, conectando o Rio de Janeiro a destinos como Aparecida do Norte e incentivando os peregrinos a incluírem a cidade em sua jornada espiritual.

Além das catedrais, santuários e igrejas históricas, o Visit Rio quer expandir o itinerário, consolidando o Rio como um destino de fé diverso e acolhedor. A cidade abriga locais de religiões de matriz africana, uma tradicional mesquita e uma das sinagogas mais belas e preservadas do país.

"Queremos que o turista explore esses espaços, independentemente da religião que pratique. Qualquer pessoa pode assistir ao canto gregoriano no Mosteiro de São Bento, por exemplo, ou contemplar a arquitetura do Templo Israelita, que é tombado pelo IPHAN. A cidade também é palco de diversas expressões de fé, como as religiões de matriz africana, com espaços como a Tenda Espírita Vovó Maria Conga de Aruanda e o Ilê Axé Opô Afonjá", destacou Werneck.

Foto:G uilherme Abreu, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB); Padre Omar, reitor do Santuário Cristo Redentor; Roberta Werner, diretora-executiva do Visit Rio; Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Bruno Reis, diretor de Marketing, Negócios e Sustentabilidade da Embratur. Foto: Marcio Menasce

Assessoria de Imprensa - Visit Rio
Corcovado Comunicação Estratégica

Ciro Cavalcant (21) 97497-4444 / cirocavalcante@corcovadoestrategica.com.br
Carla Rocha(21) 96921-6232 / carlarocha@corcovadoestrategica.com.br 



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