Pular para o conteúdo principal

Estados da Região Sul recebem 73% a mais de turistas internacionais nos dois primeiros meses do ano

 

 BRASILIA/DISTRITO FEDERAL - O turismo no Brasil vem crescendo de forma notável, com impactos visíveis em todas as regiões do país. Na Região Sul, nos meses de janeiro e fevereiro, o número de turistas vindos de fora do país que desembarcaram nos principais aeroportos internacionais da região aumentou 73% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur e a Polícia Federal, reforçam a ascensão do setor e a sua importância para a economia nacional.

“O crescimento expressivo do turismo internacional no Brasil demonstra o fortalecimento do setor e a atratividade do nosso país como destino. O aumento significativo no número de visitantes, especialmente no Sul, reflete os esforços do governo para promover o Brasil no exterior, melhorar a infraestrutura e facilitar o acesso dos turistas. Seguimos trabalhando para que esse crescimento seja sustentável e continue gerando empregos e desenvolvimento para todas as regiões”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Na comparação entre os períodos, o número de turistas internacionais que desembarcaram no Brasil pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná em janeiro e fevereiro de 2025 alcançou 1.586.966. Esse total representa um crescimento expressivo em relação ao mesmo intervalo de 2024, quando a região recebeu 914.030 visitantes vindos do exterior.
 

O Rio Grande do Sul, que lidera a entrada desses visitantes na região, registrou um salto de 102% na chegada visitantes apenas nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com igual período do ano anterior. Em seguida aparece Santa Catarina, que cresceu 72% de um ano para o outro e o Paraná que avançou 29%.

Âmbito nacional

O Brasil registrou a maior entrada de turistas internacionais da história, mantendo o recorde observado nos últimos meses. Entre janeiro e fevereiro, foram 2.810.553 chegadas de pessoas de outros países nos destinos brasileiros. O número representa um crescimento de 57% quando comparado ao mesmo período do ano passado, mantendo o crescimento observado no ano passado. Apenas em fevereiro, o desempenho na recepção desses visitantes marcou uma alta de 59% em relação ao mesmo mês de 2024. Ao todo, foram registrados 1.326.884 desembarques de viajantes internacionais.

Foto: Foto: Zig Koch - Parque Nacional do Iguacu Cataratas do Iguacu (PR)

Fonte: Fábio Marques Mintur




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.