Pular para o conteúdo principal

Festival das Luzes, em Canela, se junta a grandes cidades do mundo

 


CANELA/RIO GRANDE DO SUL -Inspirado na tradicional celebração iniciada em Lyon, na França, o Canela Light Fest - Festival das Luzes chega com a proposta de transformar a cidade em um verdadeiro palco de arte e iluminação. Com uma programação inovadora, que inclui projeções digitais e instalações artísticas, o evento promete atrair um grande público e fortalecer o turismo cultural na região, de 1º a 4 de maio próximo.

A primeira edição do festival ocorrerá ao longo de três noites consecutivas, trazendo uma fusão entre arte contemporânea e tecnologia. As intervenções artísticas ocorrerão em um circuito ao ar livre, no centro da cidade. Com acesso gratuito e sem restrição de faixa etária, o festival busca democratizar a arte e proporcionar experiências imersivas para o público.

O festival tem como objetivos principais difundir a arte sustentável, estimulando o baixo consumo de energia nas produções artísticas, e promover a reflexão sobre a arte contemporânea, destacando a tecnologia e a luz como elementos centrais. Também busca fortalecer o intercâmbio entre artistas brasileiros e iniciantes, criando espaços para exposições, debates e novas produções. Além disso, reunirá as quatro principais vertentes da arte luminotécnica: vídeo mapping, performances multimídia, esculturas e instalações de luz. Outro ponto essencial é o incentivo à juventude no uso da tecnologia para criação artística, por meio de oficinas e formação digital.

“O festival vem também para reforçar a economia criativa ao gerar oportunidades para profissionais da cultura e técnicos locais. Com o turismo como uma das principais vocações de Canela, a expectativa é que o evento impulsione significativamente o setor, atraindo visitantes e movimentando a economia e produção cultural local”, afirma o coordenador do evento, Joni Neto.

Ao integrar a agenda cultural da cidade, o Canela Light Fest - Festival das Luzes coloca Canela ao lado de metrópoles como Berlim, Sidney e Jerusalém, consolidando-se como um novo marco para a arte urbana e a cultura luminotécnica no Brasil.

Uma experiência inédita, imperdível e aberta a toda a comunidade canelense e visitantes.

O Canela Light Fest – Festival das Luzes é uma realização da Miraceti Projetos Culturais, através da Lei de Incentivo Cultural, com o patrocínio de Açúcar Guarani, Vitivinícola Jolimont, Redecard Itaú e apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Grande Hotel Canela e UCS – Universidade Caxias do Sul, com Financiamento Prócultura – RS.

Foto: Divulgação
Fonte: Lu Zanatta

 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.