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"Na Fitur, Brasil apresentou diversidade turística e excelentes opções de negócios. Somos a bola da vez no turismo", comemora ministro

 


BRASIL/ DISTRITO FEDERAL - No ano em que o Brasil foi o país homenageado em uma das maiores feiras de turismo do mundo, a 45ª edição da Fitur (Feira Internacional de Turismo) superou as expectativas, atraindo um público de 255 mil pessoas, conforme informações divulgadas pela Ifema Madrid. O sucesso do evento projeta um cenário promissor para o turismo global, com destaque para os destinos brasileiros, que conquistaram ampla visibilidade ao longo no evento.

Essa perspectiva otimista se reforça pelos números expressivos do estande brasileiro, que recebeu um grande fluxo de visitantes nos quatro dias da feira. Ao todo, 37 coexpositores, representando diversos estados, apresentaram experiências turísticas inovadoras para sustentabilidade, cultura e negócios, despertando o interesse do público europeu.

Em entrevista, o ministro do Turismo, Celso Sabino, falou sobre a visibilidade dos destinos brasileiros em um dos maiores eventos internacionais e os principais destaques das agendas realizadas em Madri no período da Fitur 2025. Confira!

O que o Brasil levou este ano para FITUR?

Fizemos do pavilhão brasileiro um dos principais pontos de atração do evento, oferecendo vivências imersivas, apresentações culturais e encontros de negócios destinados a incentivar investimentos e colaborações.

Levamos o colorido dos atrativos brasileiros em todos os cantos da FITUR 2025. Apresentamos experiências naturais e culturais de vários cantos do Brasil, reforçando o interesse dos espanhóis por esses segmentos. Isso inclui opções do Rio de Janeiro, a nossa Cidade Maravilhosa; o Carnaval brasileiro, que encanta visitantes mundo afora; as deslumbrantes paisagens da Floresta Amazônica; a nossa renomada gastronomia, enfim, destinos e experiências que tornam a visita ao Brasil uma viagem única e inesquecível.

E a atração de investimentos fez parte da estratégia do Brasil na Fitur?

Além da promoção, apostamos em atração de novos negócios. Mostramos como o Brasil se destaca como um país atraente para investimentos internacionais. Nos dias do evento, foi lançado o guia "Tourism Doing Business: Investindo no Brasil", um material estratégico desenvolvido pela ONU Turismo e o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe), com a total colaboração do Ministério do Turismo do Brasil. O documento estimula a participação internacional no setor, detalhando os benefícios, as condições e as oportunidades de negócios em todas as regiões brasileiras.

Nos últimos dois anos, avançamos em políticas públicas que melhoraram o ambiente interno e a segurança jurídica, e isso vem traduzindo em ganhos: estamos entre as 10 maiores economias do mundo e o 2º destino mais procurado para investimentos estrangeiros. O Brasil é a bola da vez no turismo mundial e levamos essa energia para Madri, na feira que inicia o calendário internacional de eventos do setor.

Em que consiste atualmente uma aposta turística no Brasil?

Ano passado, trabalhamos na melhoria da infraestrutura dos destinos e avançamos em instrumentos legais importantes que direcionam a nossa política de turismo. Além da Lei Geral do Turismo, que moderniza as regras para o setor, lançamos o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, com 20 programas e ações setoriais a serem desenvolvidos nos próximos três anos, com eixos de atuação e objetivos claros para o fortalecimento do turismo em todas as regiões do país.

Planejamos, por exemplo, elevar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no setor. Outra perspectiva é atrairmos 8,1 milhões de turistas internacionais, com a possibilidade real de alcançarmos a marca de 10 milhões, diante dos resultados que a nossa atividade têm promovido para o Brasil. O nosso objetivo é tornar o Brasil o líder sul-americano na recepção de visitantes até 2027, tendo no turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda.

Entre outros, o PNT também define a execução de programas de qualificação profissional; de mobilidade e conectividade turística e de segurança turística, além de planos de marketing nacional e internacional. O documento também engloba um Plano de Adaptação Climática para o Turismo, corroborando com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A posse como presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo
é um marco para o país. Como isso vai ajudar o setor a partir de agora?

Temos, diante de nós, uma oportunidade única e vamos agarrá-la com determinação e muito trabalho à frente do Conselho Executivo da ONU Turismo. É o momento de promover justiça, solidariedade, responsabilidade e sustentabilidade. Estou profundamente feliz e honrado por essa missão. Há muito a ser feito, especialmente no âmbito legislativo e na regulamentação do setor. Juntos, vamos transformar o turismo em uma força capaz de mudar a história do mundo.

Qual sua avaliação final da FITUR 2025 para o turismo brasileiro?

A FITUR 2025 foi uma excelente oportunidade para fortalecer a presença do turismo brasileiro no mercado internacional. Iniciamos 2025 muito bem! Esse evento permitiu ampliar conexões com investidores, companhias aéreas e operadoras, além de destacar a diversidade e o potencial brasileiro como destino turístico. As negociações realizadas e as parcerias firmadas durante a feira contribuíram para o crescimento do setor, impulsionando a vinda de mais turistas estrangeiros e fomentando o desenvolvimento sustentável do turismo no país.

Saímos da FITUR 2025 com perspectivas muito positivas e o compromisso de continuar promovendo o Brasil como um destino único, atraente, sustentável, responsável, inclusivo e solidário.

Foto divulgação Mtur

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo



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