Turismo sustentável: EMBRATUR anuncia vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros
BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A EMBRATUR divulgou, nesta quarta-feira (4), os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas mais bem-sucedidas de sustentabilidade no setor de turismo. O concurso, comandado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência –, contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.
A iniciativa contribuiu ainda para fomentar a sinergia entre os
destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior
colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os
desafios do desenvolvimento sustentável.
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da
ESG para o desenvolvimento do setor e do país. “Recebemos dezenas
de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200
experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de
iniciativas em todo o Brasil. Diante desse cenário, é fundamental
que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos
princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá
para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e
fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e
consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”,
disse.
ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance
(Ambiental, Social e Governança), refere-se ao esforço de uma
empresa em adotar práticas que reduzam seus impactos ambientais,
promovam uma sociedade mais justa e responsável, e garantam
processos administrativos eficientes e éticos.
Para Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, “de forma
geral, o conceito reflete-se no compromisso das organizações em
integrar essas dimensões em suas operações e estratégias”.
A coordenadora salientou ainda que “o concurso foi uma
oportunidade para fortalecer a imagem do Brasil como destino
turístico sustentável e inspirar outras cidades e empresas a
adotarem práticas ESG, alinhando-se com as crescentes demandas de
responsabilidade socioambiental no setor”.
As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias
como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade
e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e
Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança
(G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto
Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas
no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.
Além disso, terão destaque na promoção internacional do
Brasil, como parte da jornada de marketing da Embratur, e terão seus
projetos documentados em vídeos, ampliando a visibilidade e
credibilidade de suas ações.
Nesse caso, a escolha de incluir quatro selecionados reflete a
tentativa de assegurar que a competência e o mérito de todas as
instituições empatadas sejam reconhecidos, sem que nenhuma delas
seja prejudicada. Esse tipo de ajuste demonstra flexibilidade e
transparência no processo de seleção.
Antes de chegar aos quatro projetos vencedores, o EmbraturLAB
escolheu 10 experiências para um Pitch Day, realizado de maneira
virtual, no dia 26 de novembro. Essa pré-seleção foi feita entre
as 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas.
Confira a lista de vencedores:
1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.
2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.
3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS)
Foto: Divulgação
Fonte: EMBRATUR
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