Pular para o conteúdo principal

Turismo sustentável: EMBRATUR anuncia vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A EMBRATUR divulgou, nesta quarta-feira (4), os vencedores do Concurso Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que premiará, em 2025, as iniciativas mais bem-sucedidas de sustentabilidade no setor de turismo. O concurso, comandado pelo EmbraturLAB – laboratório de inovação da Agência –, contou com a participação de diversas empresas e secretarias de turismo, e tem como objetivo valorizar e incentivar as práticas sustentáveis no turismo brasileiro, promovendo a replicação dessas ações no mercado e na promoção internacional do país.


A iniciativa contribuiu ainda para fomentar a sinergia entre os destinos turísticos e as empresas, incentivando uma maior colaboração entre os setores público e privado para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou a importância da ESG para o desenvolvimento do setor e do país. “Recebemos dezenas de inscrições de 19 Estados e identificamos mais de 200 experiências, o que demonstra o grande interesse e potencial de iniciativas em todo o Brasil. Diante desse cenário, é fundamental que a Embratur adote uma abordagem centrada na sustentabilidade e nos princípios ESG como eixos estratégicos. Essa visão contribuirá para o desenvolvimento de um turismo mais responsável e inclusivo, e fortalecerá o Brasil no cenário global, atraindo investimentos e consolidando o país como referência em práticas sustentáveis”, disse.

ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), refere-se ao esforço de uma empresa em adotar práticas que reduzam seus impactos ambientais, promovam uma sociedade mais justa e responsável, e garantam processos administrativos eficientes e éticos.

Para Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur, “de forma geral, o conceito reflete-se no compromisso das organizações em integrar essas dimensões em suas operações e estratégias”.

A coordenadora salientou ainda que “o concurso foi uma oportunidade para fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico sustentável e inspirar outras cidades e empresas a adotarem práticas ESG, alinhando-se com as crescentes demandas de responsabilidade socioambiental no setor”.

As cidades turísticas brasileiras foram avaliadas em categorias como Ambiental (E): Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social (S): Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança (G): Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações.
 

Premiação

Os vencedores desta edição receberão uma série de benefícios institucionais e empresariais, incluindo consultoria da Embratur para desenvolver estratégias ESG, participação em campanhas de marketing e a criação de um Comitê ESG.

Além disso, terão destaque na promoção internacional do Brasil, como parte da jornada de marketing da Embratur, e terão seus projetos documentados em vídeos, ampliando a visibilidade e credibilidade de suas ações.

Resultados

Marina Barki explicou que, nesta edição, foram selecionados quatro participantes devido a um empate técnico entre duas instituições. Esse tipo de situação ocorre quando as avaliações ou critérios de seleção resultam em pontuações iguais entre os concorrentes, obrigando a comissão a adotar uma decisão para manter a integridade e a justiça do processo seletivo.

Nesse caso, a escolha de incluir quatro selecionados reflete a tentativa de assegurar que a competência e o mérito de todas as instituições empatadas sejam reconhecidos, sem que nenhuma delas seja prejudicada. Esse tipo de ajuste demonstra flexibilidade e transparência no processo de seleção.

Antes de chegar aos quatro projetos vencedores, o EmbraturLAB escolheu 10 experiências para um Pitch Day, realizado de maneira virtual, no dia 26 de novembro. Essa pré-seleção foi feita entre as 47 candidaturas e 201 experiências cadastradas.
 

Confira a lista de vencedores:

  • 1º Lugar: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur.

  • 2º Lugar: Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas.

  • 3º Lugar: Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

  • 3º Lugar: Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) / Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (MS)


Foto: Divulgação
Fonte: EMBRATUR
  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.