Pular para o conteúdo principal

Fluxo crescente de viagens para o Rio Grande do Sul impulsiona recuperação econômica na região, aponta levantamento


PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL -A Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, divulgou um levantamento sobre o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul que indica a recuperação gradual no fluxo de viagens e uma crescente expectativa com a reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, que deverá impulsionar ainda mais a retomada do crescimento econômico da região. Os dados comparam o período de junho de 2023 a junho de 2024 e refletem diretamente o impacto operacional das atividades hoteleiras e de transporte aéreo.

Passagens aéreas: Porto Alegre registrou um aumento de 21,95% nas buscas por passagens aéreas em comparação ao mesmo período do ano anterior. Caxias do Sul teve um crescimento de 15,30% e cidades como Santa Maria e Santo Ângelo também apresentaram crescimentos substanciais de 8,84% e 7,42%, respectivamente​.

Hotéis: O setor hoteleiro também já mostra sinais de recuperação. Em Porto Alegre, o valor das diárias aumentou 34,14%, em comparação com maio de 2023​. Outros destinos como Passo Fundo e Uruguaiana também registraram crescimento de ocupação e tarifas.
 

Crescimento contínuo impulsionado pela reabertura do aeroporto

A reabertura do Aeroporto Internacional Salgado Filho em outubro é fator determinante para retomar o turismo corporativo na região. Com a recuperação e ampliação da malha atual de voos do terminal e novos investimentos em infraestrutura, espera-se que o aeroporto se torne novamente um hub importante para viagens de negócios, aumentando o número de conexões nacionais e internacionais, o que deve beneficiar diretamente cidades estratégicas como Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo, além dos destinos de turismo de lazer mais próximos.
 

A Copastur também detectou aumento nas reservas para os próximos meses, com grandes empresas projetando o retorno de eventos corporativos e feiras de negócios no estado. Essa retomada impulsiona a geração de empregos locais e fortalece a cadeia de turismo e hospitalidade na região.
 

Iniciativas empresariais: Inovação como resposta ao desastre

A recuperação das viagens corporativas no Rio Grande do Sul também trouxe à tona importantes iniciativas empresariais. Tiago Mattos, fundador da Aerolito e parceiro de negócios da Copastur, destaca que após as enchentes, a pergunta central foi: ‘Como vamos reconstruir o Rio Grande do Sul?'.

Sua empresa, a Aerolito, lançou um programa de futuros que reuniu mais de 250 voluntários de todo o Brasil e mapeou mil iniciativas, empresas e descobertas científicas para entender cenários de desenvolvimento e recuperação a partir do desastre no Rio Grande do Sul. "O turismo corporativo, além do lazer, principalmente em nossas regiões serranas, como Gramado, Canela e Bento Gonçalves, serão ferramentas chave na retomada econômica, ajudando a promover conexões e negócios e lazer no estado", disse Mattos.

Além disso, há oportunidade para empresas que buscam se posicionar de forma sustentável e contribuir com a recuperação das comunidades afetadas. O setor de turismo, particularmente o corporativo, está alinhado com esse movimento de reconstrução, oferecendo novas oportunidades para inovação e geração de renda para as comunidades locais.

“A Copastur reforça o compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentável da região, destacando que o aumento da demanda por viagens é um reflexo da resiliência local e uma oportunidade de gerar empregos, estimular a economia e revitalizar as comunidades afetadas, sem desviar a atenção da tragédia que impactou tantas vidas”, comenta Edmar Mendoza, CEO da empresa.
Sendo uma empresa com mais de 50 anos, a Copastur acumula certificações importantes que impulsionam a sustentabilidade do negócio. Entre elas, Sistema B Corp., Humanizadas, Pacto Global (2010) – Raça é Prioridade, Elas Lideram e Movimento Net Zero. Além disso, desde 2019, a Copastur é mantenedora do Capitalismo Consciente.

 Foto: Porto Alegre Airport - Facebook

Fonte: Alice Moraes




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.