Pular para o conteúdo principal

ABAV Expo 51 comemora sucesso da temporada em Brasília

 

 

BRASILI / DISTRITO FEDERAL - O coração do Brasil bateu mais forte de 26 a 28 de setembro. A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV Nacional encerrou, neste sábado (28), a 51ª edição da ABAV Expo com público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias de evento e 50% de ocupação garantida para a edição que será realizada no Rio de Janeiro, em 2025. Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB, o evento contou com 40% dos visitantes vindos de outros estados, gerando negócios e promovendo destinos nacionais e internacionais com um objetivo: fortalecer o Turismo no país e na cidade anfitriã.

“Brasília é um lugar que eu tenho um carinho enorme, é um lugar que traz lembranças de infância, pois nasci aqui. Agora, agregamos a experiência de realizar uma ABAV Expo sob a minha gestão nesta cidade, que é muito especial. E colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos estandes fechados para a próxima feira no Riocentro. E o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começa agora”, enfatiza Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

 A programação trouxe mais de 60 capacitações, rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais de todas as unidades federativas e de 22 países. Foram 198 estandes e quase duas mil marcas participantes, entre agências de viagens, operadoras e empresas ligadas ao setor. O evento também abriu as portas para o público em geral, no dia 28, com a entrada solidária revertida para a organização humanitária Médico sem Fronteiras.

Novidades ABAV EXPO

 


Uma das inovações desta edição, o Desafio ABAV teve 20% de adesão entre os visitantes. A gamificação ofereceu trilhas personalizadas, proporcionando uma melhor experiência para o público. Também foram distribuídas recompensas como vouchers para parques aquáticos, hospedagens, passeios, produtos artesanais, passagens nacionais e internacionais e outras experiências.

Arena Especialização

 A Judicialização no setor turístico foi tema de palestra no ABAV Talks deste sábado. Mediada pelo presidente da ABAV/MS, João Evaristo, o debate contou com a participação do Assessor Jurídico da ABAV Nacional, Marcelo M. Oliveira, a assessora jurídica da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Lirian Cavalhero, e o diretor de Relações Externas e Sustentabilidade da IATA, Marcelo Pedroso. O acesso à Justiça no setor, danos morais, processos e elementos jurídicos essenciais deram o tom do talk, que também abordou a importância de utilizar os dispositivos e tecnologias como aliados para reduzir os processos no país.

 A Arena Especialização também recebeu a palestra sobre Diversidade, apresentada pela Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA) e Site Finíssimo. Durante a apresentação, os palestrantes destacaram o Brasil como um dos maiores mercados de turismo LGBTQ+ do mundo, reconhecido por sua diversidade e segurança. Em 2023, o país sediou mais de 300 Paradas do Orgulho LGBTQ+, impulsionando segmentos como turismo de aventura, cultural, gastronômico, esportivo e de celebrações homoafetivas. Clovis Casemiro, da IGLTA, e Thiago Malva, editor do Site Finíssimo, discutiram estratégias para agentes de viagem fidelizarem este público e expandirem suas ofertas, reforçando o Brasil como um destino inclusivo e atrativo.

Arena Estratégia

 SEBRAE promoveu o painel "Territórios Empreendedores: Como Desenvolver Territórios Turísticos", destacando experiências do Nordeste Goiano (GO) e Litoral Ocidental (MA). Participaram Charles Dumaresq (SEBRAE/GO), Flávia Nadler (SEBRAE/MA), Adriano Paulino (Associação Kalunga), e o empresário Branco Melo. O debate focou no turismo como ferramenta de desenvolvimento, geração de renda e valorização cultural, reforçando a importância de parcerias para o turismo sustentável.

Arena Inovabilidade

 Fernando Mesquita (presidente da Rural Tour) esteve presente na Arena Inovabilidade para falar sobre Turismo Inclusivo. Com uma abordagem leve e divertida, o presidente contou sobre seu trabalho no meio rural e evidenciou a importância do turismo de experiência, com produtos artesanais e agrícolas. Mesquita ainda explicou sobre a necessidade do equilíbrio na sustentabilidade social. O público participou da apresentação com perguntas e comentários, demonstrando interesse pelo tema em diversas áreas: rural, hoteleiro, aviação, comercial, entre outros. O palestrante ainda reforçou a importância da comunicação como uma via de mão dupla entre empresas, fornecedores e pessoas PCD's para fornecer o melhor atendimento.

Sobre a ABAV Nacional

A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA - World Travel Agencies Association Aliance, Folatur - Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.

Sobre a ABAV Expo

A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, acesse: www.abavexpo.com.br


Fotos: Manchete Ademir Pereira e Divulgação
Fonte: abav@approach.com.br
Bárbara de Alencar (atendimento ABAV Expo) | (61) 983443-7369 | barbara.alencar@approach.com.br
Natalli de Oliveira (atendimento Institucional) | (11) 97468-0102 | natalli.oliveira@approach.com.br
Arlete Michelacci (gerente ABAV Expo) | (11) 98824-7128 | arlete.michelacci@approach.com.br




 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.