Pular para o conteúdo principal

53% dos brasileiros planejam viajar nos próximos 12 meses, apesar da crise econômica, revela pesquisa

 


SÃO PAULO/SP - Julho, o tradicional mês das férias no Brasil, aponta uma surpreendente resiliência dos brasileiros em relação às viagens. Em meio a uma crise econômica, inflação elevada e preços crescentes, uma pesquisa inédita da Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, revela que 53% dos brasileiros ainda planejam viajar nos próximos 12 meses. Realizada entre os dias 5 e 7 de julho de 2024, a pesquisa entrevistou mais de 1.300 brasileiros, destacando o desejo de explorar novos destinos e viver novas experiências, apesar dos desafios econômicos.

Viagens em meio à crise: Brasileiros não desistem de viajar

Os resultados mostram um cenário desafiador, dos 53% respondentes que afirmam que pretendem viajar: 68% destacam a situação econômica como uma barreira significativa, e 33% mencionam o custo das passagens aéreas como um impedimento. No entanto, a paixão por viajar prevalece, com mais da metade dos brasileiros se preparando para explorar novos destinos.

Quando questionados sobre ajustes nos planos de viagem este ano, 22% dos entrevistados afirmaram ter desmarcado uma ou mais viagens por completo, 6% mudaram de uma viagem internacional para uma nacional, e 1% alterou de uma viagem nacional para uma internacional. Além disso, 30% adiaram suas viagens, enquanto 41% planejam viajar conforme o previsto. Entre aqueles que alteraram seus planos, 30% citaram motivos familiares, 29% mencionaram o aumento das passagens aéreas e de hoteis, 21% apontaram questões de agenda e trabalho, e 20% expressaram preocupação com a flutuação do dólar e a economia.

Destinos: Brasil e Europa no topo

55% dos brasileiros preferem viajar para outros estados do Brasil, 23% vão se aventurar dentro do próprio estado em que residem,  enquanto a Europa é o terceiro destino mais desejado, com 21% das preferências. A América do Norte aparece em seguida, com 10%, mostrando um bom interesse  nos destinos internacionais mesmo em tempos de crise.

Antecipação é a chave: planejamento para economizar

66% dos brasileiros planejam suas viagens com  mais de 3 meses de antecedência. Destes, 23% iniciam o planejamento com um ano de antecedência, e 4% mais de um ano antes em busca de melhores preços e condições mais favoráveis.

Preferências de hospedagem e comodidades

Na escolha da hospedagem, 48% optam por hoteis de redes conhecidas, enquanto 23% preferem alugueis de temporada, como Airbnb. A busca por conforto e segurança continua sendo um fator determinante na decisão dos viajantes.

"Os dados mostram que, apesar das dificuldades econômicas, os brasileiros não desistem de sonhar e buscar momentos de lazer.  Mudam o destino, o período e com um planejamento antecipado conseguem driblar os altos custos e garantir viagens memoráveis." explica Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e CEO da Hibou.

O que mais os Brasileiros consideram ao viajar

No planejamento de viagens, os brasileiros consideram diversos fatores, incluindo destinos para relaxar (71%), boas opções gastronômicas (40%), e lugares com muitas atividades (36%). Aplicativos e sites de preços são consultados por 45% dos viajantes para estimar gastos, e 41% estão dispostos a parcelar a viagem para aproveitar melhor a experiência. A duração ideal de uma viagem para 45% dos entrevistados é de uma semana, seguida por uma quinzena para 40%.

Detalhes que contam: clima, orçamento e roteiro

Ao planejar a viagem, 59% dos brasileiros consideram a estação do ano (clima), 49% avaliam a forma de pagamento, e 46% focam no orçamento final e no roteiro que inclui todas as atividades desejadas. Em relação à compra de moeda estrangeira, 31% compram aos poucos conforme possível, enquanto 23% monitoram a flutuação do câmbio para obter o melhor preço.

Controle de gastos 

Durante a viagem, 63% se preocupam em controlar os gastos para que o dinheiro dure toda a viagem, 45% monitoram os gastos no cartão de crédito, e 30% convertem preços para ter uma noção de custo. Em termos de atividades, 69% dos brasileiros desejam explorar a gastronomia local, 52% procuram passeios personalizados, e 51% visitam parques.

Expectativas para o futuro

Os brasileiros esperam em suas próximas viagens avanços com aplicativos que ajudem com informações locais(46%) e que possam usar suas contas correntes em qualquer país do mundo (43%). Além disso, esperam um aumento da isenção de impostos para compras (33%) e redução de impostos para compras que excedam o valor permitido (33%). Além disso, 32% gostariam de ver um aplicativo que mostre o câmbio em tempo real para ajudar no controle de gastos durante as viagens.

Sobre a Hibou:

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 18 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. 

Foto meramente ilustrativa - Divulgação

Fonte: Desiree Michel Nacle Hamuche Montes 
Celular: (11) 95658-2009








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.