Pular para o conteúdo principal

Dia do Turista: uma homenagem do MTur aos que fazem o turismo acontecer!

 

 BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Esta quinta-feira (13.06) é o momento de celebrar a peça-chave de uma indústria que movimenta mais de 50 atividades produtivas em todo o Brasil, contribuindo para gerar emprego e renda a milhares de famílias. No Dia do Turista, o Ministério do Turismo rende homenagens a todos aqueles que, ao desfrutarem dos variados atrativos nacionais, fazem girar um universo responsável por impactos econômicos extremamente positivos.


O MTur desenvolve várias ações para estimular o brasileiro a viajar mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP) e Brasília (DF). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista visita um local intermediário antes de seguir ao destino final.

 

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite o acesso de correntistas do Banco do Brasil a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, a partir de condições diferenciadas. O trabalho do MTur também engloba o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa, que motiva estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, tem um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.

 

Também há disponibilização de recursos federais. No ano passado, o Ministério do Turismo aplicou um total de R$ 380 milhões no apoio à promoção de obras de infraestrutura turística em todo o país, o que permitiu a conclusão de mais de 500 projetos do tipo. Este trabalho significou o aprimoramento de vários espaços voltados à recepção de turistas, englobando orlas, mirantes e parques, além da pavimentação do acesso a pontos de visitação, entre diversos outros projetos.

 

Orientações

 

O MTur também atua para que o turista tenha mais segurança ao contratar serviços na área. O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) permite que o viajante consulte a regularidade de atividades do setor em todo o país, tendo registro obrigatório para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. (Acesse AQUI)

 

Outra ferramenta à disposição do viajante, que pode ser acessada no site da Pasta, é a coletânea de cartilhas chamadas “Consumidor Turista”. Separadas pelos temas: “Transporte Aéreo - Antes da viagem; Durante a viagem e Chegando ao destino”; “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”, as publicações trazem informações valiosas sobre direitos e deveres de quem vai se aventurar pelas belezas dos destinos brasileiros. (Acesse AQUI)

 

O MTur proporciona, ainda, uma fonte de informações sobre a agenda de eventos organizada por destinos das cinco regiões do Brasil. O Calendário Nacional de Eventos, construído de forma colaborativa junto a estados e municípios, divulga realizações de todas as Unidades da Federação, fornecendo dados a respeito da oferta turística do país que podem ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens. (Acesse AQUI)


 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Então é Natal!

  P ORTO ALEGRE/RS -É assim que começa uma música muito tocada nesta época e aproveito o título para fazer uma pequena reflexão sobre o Natal. Para muitos é a celebração do nascimento de Jesus , o Salvador, para outros uma época de dar e receber presentes, para a maioria é tempo de comemorar, reunir família, amigos e dividir momentos felizes.