Pular para o conteúdo principal

WTM Latin America: segundo dia do evento é marcada por painéis sobre tecnologia, lançamentos e premiações

 

 SÃO PAULO/ SP - BRASIL - No segundo dia, a WTM Latin America 2024 seguiu com corredores movimentados, muitas reuniões de negócios, apresentação de novidades e programação concorrida dos três teatros temáticos. Entre os principais destaques, estão:

 

Afroturismo SP

 

A Secretaria Estadual de Viagens e Turismo do Estado de São Paulo lançou o guia “Afroturismo SP: 10 Roteiros e Atrativos Turísticos no Estado de São Paulo”. O secretário Roberto de Lucena comemorou o lançamento e o fato de o estado ter se tornado referência para o segmento. Tania Neres, Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur disse estar feliz ao ver que São Paulo enxergou o potencial do segmento. “Nós existimos, mas não aparecíamos. E agora não desapareceremos nunca mais”, destacou.

 

Solange Barbosa, secretária de turismo de Paraibuna e precursora do Afroturismo paulistano com a Rota da Liberdade, afirma que o lançamento dos roteiros é um grande passo para o mercado. “São Paulo é o maior estado do Brasil e abriga a maior população negra do país que merece ter o seu trabalho visto, respeitado e valorizado. O Afroturismo de São Paulo é uma potência e está presente em todo o estado em diferentes modalidades e interfaces” disse.

 

Gestão de Dados

 

A importância da gestão de dados para entender o comportamento dos viajantes foi o tema debatido no palco do teatro Technology, em painel conduzido por Jucelha Carvalho, CEO da Smarttou Brasil, e Fernando Tanaka, CEO da Chalinga Online Travel Agency.

 

Os especialistas apontaram que, em pouco tempo, o turismo saltou da ausência de dados para o excesso de dados. “Até 2018 era muito difícil falar de dados no turismo. As decisões eram feitas no achismo. Agora, em 2024, o turismo vivencia um momento de gerir essas informações”, observa Jucelha, pontuando que a inteligência artificial é uma aliada importante para as análises. “Dados sem inteligência são informações soltas”, constata.

 

Festival de Inverno de Bonito

 


 

Autoridades fizeram o lançamento oficial do Festival de Inverno de Bonito, marcado para acontecer entre 21 e 25 de agosto deste ano, com programação musical, artística e cultural.

 

“O evento já acontece há 22 anos, mas conseguimos antecipar a programação para lançamento na principal feira de turismo da América Latina”, comemorou Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS).

 

O lançamento foi prestigiado por Bianca Pizzollito, head da WTM Latin America, e contou com a presença de Marcelo Miranda, Secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul; Juliane Salvadori, Secretária de Turismo de Bonito; e Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul.

 

Viralizando destinos

 

Felipe Tufiño, Senior Business Executive Travel Team no Tik Tok, e Naomy Góes, Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Tik Tok, deram dicas de uso do aplicativo para vender mais.

 

Naomy afirma que “o aplicativo tem muito poder para viralizar e influenciar na oferta e demanda de destinos, hotéis, atrativos. Estamos observando muitos cases de marcas que começaram a usar o Tik Tok de modo estratégico e viram seus destinos e produtos viralizar e a demanda aumentar”, disse.

 

Felipe ensina que há duas coisas que são mais importantes na hora de usar o Tik Tok: frequência e qualidade do conteúdo. “É preciso usar com frequência, publicar sempre. E não existe um horário melhor para publicar, como acontece em outras plataformas. O segmento de viagem é uma das principais categorias do Tik Tok, que é bastante usado para dicas, tendências e experiências de viagens”, destacou.

 

Insights Google

 

Você sabe o que é On Stop Travel? Essa e outras chaves para ter sucesso em um mercado cada vez mais digital deram o tom da palestra “Insights Google: Incrementando Performance” que foi comandada por Daniel Wilke, Senior Business Travel Team no Google.

 

O especialista explicou que On Stop Travel representa um conceito importante no mercado contemporâneo: embalar e vender o máximo de produtos possíveis dentro do seu ambiente digital. Em outras palavras, além de vender apenas o aéreo, venda o aéreo mais o hotel, mais o restaurante, mais o passeio. Embale o máximo de produtos possíveis”, orienta.

 

Daniel revelou alguns dados para fundamentar a sua palestra. “No final de 2022, 80% das casas brasileiras contavam com internet; 71% com banda larga. As pessoas estão comprando cada vez mais via e-commerce. Por isso é importante oferecer informação para que os clientes se sintam seguros de comprar online. A informação é o feijão com arroz”, diz o especialista.

 

“Turismo Responsável: resultados que inspiram”

 

O teatro Transformation foi cenário para o lançamento do livro “Turismo Responsável: Resultados que Inspiram”, elaborado pelo Instituto Vivejar com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Ministério do Turismo. A publicação traz informações práticas de dez cases selecionados que exploram a diversidade de gênero, raça, geográfica e de modelos de negócios: Mova Experiências (MA), Hostel da Milla (AM), Dharma Turismo (SP), Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPE (SP); Engenho Triunfo (PB); Godwana Brasil (PR); Braziliando (RJ), Preserve Pipa (RN); Ubuntu Ecoturismo (SC); e Secretaria de Estado do Turismo do Rio Grande do Norte.

 

Viagens Inclusivas

 

Na palestra “O Futuro das Viagens: Personalização, Diversidade e Regeneração”, a palestrante de Comunicação Inclusiva e Associated Lead Analytical no Google, Samantta Neves, e Alex Bernardes, Diretor Geral da feira LGBT+ Turismo Expo, foram simples, pedagógicos e esclarecedores sobre o tema.

 

A comunicação inclusiva é determinante para conquistar ou perder clientes, diz Samantta, que compartilhou algumas dicas para melhorar a experiência. “Faça com que todos se sintam parte do ambiente. Cultive a empatia e a escuta ativa, celebre a diversidade, combata os preconceitos e discriminação e assuma o protagonismo para inspirar outras pessoas a respeitar e valorizar a diversidade”.

 

Alex destacou que é fundamental que o trade turístico amplie a consciência sobre diversidade e esteja cada vez mais capacitado para acolher bem a todas as pessoas e ser competitivo no mercado global. E ensinou: “Aja com cortesia, respeito e naturalidade; não olhe demais quando vir uma pessoa gay ou trans se aproximando; não exagere no atendimento nem force uma intimidade; não passe outras pessoas na frente nem faça piadas ou comentários preconceituosos”, orientou o especialista.

 

Prêmio de Turismo Responsável

 


Como já é tradicional, o segundo dia da WTM Latin America foi marcado pela entrega do Prêmio Turismo Responsável, criado para reconhecer os avanços, abrir espaço para a replicação de cases de sucesso e a construção conjunta de um mundo mais sustentável.

 

No palco de um auditório lotado, Gustavo Pinto, especialista em turismo responsável e coordenador do prêmio, comemorou 158 projetos inscritos, um aumento de quase 200% na comparação com a edição anterior. “Isso prova que o turismo responsável está cada vez mais forte em nosso continente”, pontuou o organizador do prêmio.

 

Programação noturna

 

Na noite de ontem, a programação se estendeu com três programações organizadas por diferentes destinos participantes da WTM Latin America. Um animado show musical foi oferecido pelo estado de Goiás para comemorar o dia produtivo de reuniões.

 

“Depois de prestigiar quem sabe fazer negócios com uma comitiva de 30 empresários a noite goiana celebrou o nosso jeito de ser ao som do sertanejo Bruno, da dupla Bruno e Marrone”, afirmou Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo. O Egito ofereceu um jantar para convidados que puderam experimentar a gastronomia típica no estande do país africano.

 

No restaurante Lassu, hosted buyers da WTM Latin America participaram do Networking Dinner, que apresentou os estados do Ceará, Pernambuco e Bahia como portas de entrada para o Brasil. O encontro exclusivo realizado em parceria com a B2Live reuniu Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo do Ceará; Eduardo Loyo, secretário de Turismo de Pernambuco; e Pedro Gramacho, diretor de Promoção da Secretaria de Turismo da Bahia, que promoveram o Nordeste aos compradores internacionais. O Networking Dinner foi apontado pelas lideranças como chave para promover o Nordeste de modo integrado.

 

Rede Vila Galé

 

A rede Vila Galé de Hotéis realizou uma programação paralela na manhã do segundo dia de evento: uma coletiva reuniu jornalistas brasileiros, europeus e latino-americanos no Vila Galé Paulista sob o comando de Jorge Rabelo de Almeida, presidente e fundador da rede hoteleira que tem 44 hotéis em operação no Brasil, em Portugal, Cuba e na Espanha.


Rabelo de Almeida destacou a proposta do Vila Galé Nep Kids, conceito inovador de hotelaria em Portugal que inverte a lógica e só aceita adultos acompanhados por crianças e afirmou ter grandes ambições para o Brasil e para Cuba, onde a rede inaugurou o resort Vila Galé Cayo Paredón, em outubro de 2023. “Estamos trabalhando para incentivar a criação de um voo direto entre o Brasil e Cuba”, disse.


Rota da Diversidade

 

A Rota da Diversidade conta com um selo especial que serve para identificar 20 organizações públicas e privadas, selecionadas entre as inscritas, e que são idealizadoras e detentoras de projetos inovadores nas temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.

 

O projeto, lançado no primeiro dia da WTM Latin America 2024, vem funcionando como um guia, dentro do evento, para aqueles que buscam iniciativas que promovam a diversidade em seus produtos e iniciativas.

 

Fotos: Divulgação

Fonte:  Comunica Hub
Marcia Leite – (11) 9-4334 3017 – marciacomunicahub܂com܂br
Luciana Gonçalves Frei (11) 9-5134 9665 – lucianafreicomunicahub܂com܂br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.