Pular para o conteúdo principal

1 em cada 5 brasileiros viajarão esse ano para participar de festivais de música ou eventos esportivos, revela Booking.com

 

SÃO PAULO/ SP - BRASIL - De competições esportivas globais a grandes festivais de música e shows, o brasileiro gosta tanto de participar de tais atrações que muitas vezes se desloca até outra cidade – ou mesmo país – para ver de perto seu artista favorito ou um time pelo qual torce. Afinal, uma pesquisa* recente da Booking.com mostrou que 20% dos turistas do Brasil devem viajar esse ano justamente para participar de algum tipo de festividade, sendo: 14% para assistir a um show ou festival de música; 10% para um evento cultural; e 9% para um evento esportivo.

 

O levantamento também revelou que alguns fatores importantes na hora dos viajantes brasileiros escolherem seu destino de férias são a oferta de festivais e shows musicais (24%) e de eventos esportivos (13%) naquele local. Ou seja, muitos pretendem juntar em uma mesma viagem tanto a parte turística de um destino, quanto a participação em eventos locais. Por exemplo, nesse ano o Rio de Janeiro já está se preparando para receber uma das maiores artistas do pop mundial, além de um grande festival com sete dias repletos de shows de artistas nacionais e internacionais. Ambos os eventos devem atrair pessoas de todo o país, sendo uma ótima oportunidade para explorar a capital fluminense e conhecer seus pontos turísticos.

 

Festivais de música

 

Há vários motivos pelos quais os brasileiros viajarão para um festival ou show de música em 2024. De acordo com a pesquisa, a principal motivação é a paixão que essas pessoas nutrem pelo artista ou pela banda (63%). Em seguida, o fato de o festival ou show não ocorrer perto de onde vivem (54%), e o objetivo de se conectarem com amigos ou parentes que moram em outras cidades (36%). Há também 30% que disseram que querem se conectar com outros fãs em um novo destino, e o mesmo número irá apenas aproveitar a ocasião para viajar.

 

Eventos esportivos

 

Já entre os brasileiros que devem viajar para assistir a alguma competição esportiva, a preferência é participar de eventos nacionais (80%). Campeonatos locais ou regionais (61%) e os grandes eventos globais (44%), como os de futebol ou corrida de carros, também estão na mira desses viajantes. As motivações para fazerem esse tipo de viagem variam, incluindo a paixão que sentem por um time ou esporte (72%), o fato de o evento não acontecer perto de onde vivem (46%), conhecer outros fãs em um novo destino (45%) e se conectar com amigos e familiares que vivem em outra cidade (41%).

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.

 

Photo by Anthony DELANOIX on Unsplash

Fonte:  booking.com@edelman.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.