Pular para o conteúdo principal

Guia ajuda comunidades tradicionais na implementação do projeto Experiências do Brasil Original em seus territórios

 

 BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - Na busca pelo desenvolvimento de projetos voltados a produtos e experiências turísticas, como relevante oportunidade para impulsionar o turismo de base comunitária nas comunidades tradicionais no Brasil, o Ministério do Turismo lançou o Guia de Implementação do Projeto Experiências do Brasil Original. O documento apresenta toda metodologia para replicação de ações locais com potencial para promover a inserção social, o desenvolvimento econômico e a valorização dos recursos naturais e culturais em territórios Indígenas e Quilombolas por meio do turismo.

 

O projeto é uma parceria do MTur com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para impulsionar o turismo de base comunitária em comunidades tradicionais. Para isso, foi desenvolvido um manual metodológico para ser o guia de implementação do projeto nas esferas estadual e municipal, buscando sempre o apoio das instâncias de governança regionais e das instituições de ensino.

 

No Guia, que é um documento de referência, é possível saber detalhadamente a metodologia de aplicação das cinco etapas do projeto. Inicialmente, apresenta-se a etapa de diagnóstico, que tem como objetivo coletar dados estruturados sobre a situação atual do turismo nos territórios e comunidades participantes.

 

Na sequência, é detalhada a metodologia das oficinas, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento de competências técnicas para o planejamento e oferta de experiências turísticas memoráveis e transformativas. A partir desses passos, realiza-se cursos de qualificação e visita às comunidades para validação das experiências. Por fim, vem o apoio à promoção e à comercialização das experiências.

 

Acesse aqui o Guia e veja como promover as potencialidades do seu território.

 

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.