Pular para o conteúdo principal

Turismo corporativo cresce e fatura R$ 1,2 bilhão em agosto

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Com a retomada da economia nacional, o turismo de negócios tem sido impulsionado pelo país afora. O setor de viagens corporativas registrou um faturamento de R$ 1,2 bilhão no mês de agosto. Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o crescimento chega a 21,7% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

 

O sólido crescimento é marcado como o sexto mês consecutivo que o turismo de negócios bate a marca de R$ 1 bilhão. De janeiro a agosto, o setor somou mais de R$ 8,8 bilhões em faturamento, contra R$ 7,5 bilhões no mesmo período de 2019 e R$ 6,9 bilhões nos mesmos meses de 2022. A expectativa é que ao fim de 2023 o setor cresça 17% em relação ao período pré-pandemia.

 

As viagens corporativas têm apresentado forte recuperação neste ano, com uma demanda crescente. “Essa retomada do setor é reflexo do dinamismo da economia do país com viagens e deslocamentos relacionados a fins profissionais. Estamos trabalhando para incrementar cada vez mais esse setor que dá visibilidade ao mercado de negócios do Brasil e aumenta o leque de oportunidades desse segmento”, afirmou o ministro do Turismo Celso Sabino.

 

Diferentes áreas tiveram destaque nesse crescimento. É o caso da locação de veículos, com aumento de 104%. A hotelaria nacional também teve um salto de 34% quando comparado a agosto de 2019, com faturamento de R$ 334,4 milhões. Os gastos com passagens aéreas atingiram cerca de R$ 805 milhões em agosto de 2023, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2019. Os serviços aéreos representam 64,3% do faturamento do setor.

 

Esse resultado demonstra como o turismo corporativo no Brasil desempenha um papel fundamental na economia e nas atividades empresariais do país. Ele não apenas promove a interação entre empresas locais e estrangeiras, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e a criação de empregos, fortalecendo assim a economia brasileira.

 

O que é Turismo Corporativo

 

O turismo corporativo é um setor essencial do mundo dos negócios e na construção de relacionamentos, networking e desenvolvimento de oportunidades de negócios regionais, nacionais e até mesmo globais. É uma prática comum em empresas de todos os tamanhos e setores, onde os colaboradores viajam para participar de reuniões, conferências, treinamentos, visitas a clientes ou para representar a empresa em eventos importantes.

 

Foto: O setor de viagens corporativas registrouum faturamento de
R$ 1,2 bilhão no mês de agosto. Crédito: Alexis Regis/MTur

 

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.