LATAM destaca em encontro internacional da aviação o potencial do Brasil para liderar produção de SAF
QUITO/ EQUADOR -A LATAM acaba de destacar o potencial do Brasil em liderar a produção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). A mensagem foi dada na tarde de hoje (21/9), durante a 15ª edição do Alta Aviation Law Americas, em Quito (Equador). No evento que discute as melhores práticas, desafios e ideias para o setor aéreo na região, Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da LATAM Brasil, foi a única representante de uma companhia aérea brasileira a participar do painel sobre Mudanças Climáticas e Práticas Sustentáveis na Aviação, sob o ponto de vista jurídico e de governança.
Segundo Lígia, o encontro internacional representa uma oportunidade única para integrar o setor da região como um todo sobre as oportunidades e desafios para uma aviação sustentável. "A descarbonização da aviação é uma discussão que demanda esforços de toda a aviação. Encontros como este são estratégicos para integração de toda a indústria, inclusive no sentido de incentivar políticas públicas que promovam a produção de um combustível sustentável de qualidade, em escala e dentro dos critérios técnicos exigidos", afirma.
O grupo LATAM anunciou em agosto deste ano um acordo com a fabricante Airbus para financiar um estudo do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina. O material deve apresentar em abril de 2024 as análises sobre os diferentes cenários para a implantação até 2050 do SAF, além de explorar os caminhos relacionados ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono.
A 15ª edição do Alta Aviation Law Americas também conta com representantes da LATAM em outros painéis. É o caso da mesa que debate tecnologia e inovação na aviação, com a participação de Francisco Assis, head do LATAM Labs, núcleo de inovação permanente (open innovation) do grupo LATAM. Mariela Anchundia, subgerente Jurídica da LATAM Peru, representa a companhia no debate sobre infraestrutura avançada na aviação.
A estratégia de sustentabilidade do Grupo LATAM
Em maio de 2021, o grupo LATAM renovou a sua estratégia global de sustentabilidade e estabeleceu compromissos para proteger o meio ambiente na América do Sul nos próximos 30 anos de forma colaborativa e baseada no diálogo. Todos os compromissos estão focados nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado, conectados com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As três principais metas do grupo LATAM são: eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduos para aterro sanitário até 2027; reduzir ou compensar 50% das emissões de CO2 de seus voos domésticos até 2030; e ser uma companhia carbono neutro até 2050.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM e as suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos Estados Unidos e Caribe.
O grupo possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777, 787, Airbus A321, A320, A320neo e A319. LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas cargueiras do grupo LATAM, com uma frota combinada de 18 aeronaves cargueiras, que aumentará gradativamente para um total de até 19 até 2024. Essas afiliadas cargueiras contam com acesso às aeronaves de passageiros e operam na malha aérea do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para o transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para satisfazer as necessidades de seus clientes.
“A descarbonização da aviação é uma discussão que demanda
esforços de toda a aviação”, destaca Lígia Sato, gerente de Sustentabilidade da
LATAM Brasil (Crédito da imagem: Divulgação/LATAM)
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