Pular para o conteúdo principal

Desejos e ações dos visitantes nos Destinos Turísticos - Por Abdon Barretto Filho

 

 

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - Os Destinos Turísticos possuem ofertas geográficas, históricas, culturais, equipamentos e serviços diferentes que podem atrair visitantes diversas. Alguns Destinos Turísticos já identificaram seus pontos fortes, assim como encontraram seus destaques através de construções e continuidades das gestões públicas e privadas.

 

Apresentam posicionamentos nos mercados emissores, independentes das pressões de neófitos inexperientes que apenas querem marcar presenças durantes seus mandatos políticos, destruindo as conquistas anteriores.

Na realidade, para que o Destino Turístico tenha sucesso é indispensável a continuação do planejamento e da gestão da Política Pública, das parcerias públicas e privadas e investimentos.

São ações que envolvem oito, doze, dezesseis anos, envolvendo vários mandatos políticos, independentes das ideologias.

Os visitantes buscam motivações para atenderem suas necessidades como turistas de lazer, entretenimento, segmentos, nichos da oferta turística ou para visitas aos parentes e amigos.

Podem viajar a fim de cumprirem uma série de atividades profissionais e acadêmicas como: participações de eventos e reuniões diversos, inclusive para negócios e investimentos. 

 

Motivações diversas

 

Na realidade, as motivações são diversas e envolvem os desempenhos da Economia local e as estruturações das ofertas adequadas às expectativas das demandas regionais, estaduais, nacionais e internacionais.

A infraestrutura é fundamental porque pode garantir o ir e vir, com acessos, sinalizações, sistemas de segurança, serviços profissionais, entre outros.

O Turismo Urbano acontece quando a cidade é boa para o habitante e para o visitante.

Com o cenário diagnosticado, surge a necessidade da promoção e da divulgação capazes de atraírem atenções, interesses, desejos e ações.

Sem a comunicação integrada é muito difícil competir no mercado de bens e/ou serviços turísticos.

São infinitas possibilidades para atraírem visitantes ávidos para encontrarem novas motivações na busca eterna pelos momentos felizes ou simplesmente, conhecerem pessoas e novas culturas.

Logo, investimentos em mídias tradicionais e digitais devem fazer parte dos orçamentos públicos e privados para atraírem compradores, investidores e visitantes.

Ao receberem mensagens informativas, criativas e constantes, os visitantes podem optar pelo Destino Turístico que participa do mercado.

Ninguém pode gostar ou não de um determinado bem e/ou serviço oferecido, se não houver informações fidedignas. 

 

Será?

 

Respeitam-se todas as opiniões contrárias.

São reflexões.

Podem ser úteis.

Pensem nisso.

 

Foto meramente ilustrativa

 

*Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social

 E-mail: contato@abdonbarrettofilho.com.br

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.