Pular para o conteúdo principal

Turismo LGBT no Brasil é fortalecido com retomada da parceria da Embratur e IGLTA

 


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A EMBRATUR oficializou nesta sexta-feira (6) a retomada de mais uma parceria para promover o Brasil no exterior com foco na diversidade. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, assinou o contrato de associação com a IGLTA – Associação Internacional de Turismo LGBTQIA+, na presença do gerente de Desenvolvimento de Membros no Brasil/América do Sul da IGLTA, Clóvis Casemiro. A entidade que é referência mundial no desenvolvimento e na expansão do turismo LGBT.

 

“O turismo é uma alavanca de desenvolvimento econômico, mas também civilizatório. Olhar para a parceira com a IGLTA e com a agenda LGBT+ é olhar para um mercado forte de geração de emprego e renda, mas também é um marco civilizatório. A Embratur tem esse compromisso e o Brasil precisa reafirmar cada vez mais essa agenda. No mundo que a gente quer viver não cabe a homofobia”, destacou Freixo.

 

Clóvis Casemiro, da IGLTA, afirmou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de consumidores que se assumem LGBT. “O Brasil tem vários concorrentes que querem trabalhar com esse turista LGBT, e agora está na hora da gente se preparar, junto com a Embratur, para capacitar, fazer e informar para o mundo que o Brasil é um destino gay friendly muito bacana. A Embratur, apoiando nosso trabalho, não tem preço”, enfatizou.

 

A IGLTA está presente em 80 países e é uma importante plataforma para comunicação com o trade turístico internacional focado no turismo LGBT+. A ação simboliza o posicionamento do Brasil como um país inclusivo e que acolhe a diversidade, além de ser uma ferramenta no incremento da demanda internacional qualificada.

 

A parceria também dá a possibilidade de participação do Brasil na Convenção Global Anual da IGLTA, que terá a sua 40° edição em outubro deste ano, em Porto Rico.

 

Promoção


Além da retomada da parceria, a Embratur e a IGLTA alinharam ações para promover o turismo LGBT+, com o objetivo de atrair mais turistas estrangeiros para o Brasil. Entre as medidas firmadas, está a ampliação da participação da Embratur em feiras com foco na diversidade e em Paradas do Orgulho LGBT+ no Brasil e no mundo, além da facilitação no acesso a operadores de turismo estrangeiros.

 

O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, de acordo com levantamento do Gay Travel Index 2023. Neste ano, a Embratur esteve na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo – considerada a maior do mundo – para contar como o evento potencializa a participação do Brasil na rota do turismo de diversidade e fortalece a economia do país. Assista aqui.

 

Histórico


A EMBRATUR já foi associada à IGLTA, participando ativamente da convenção anual da instituição. O evento reúne centenas de profissionais de turismo de vários países com o objetivo de fomentar o turismo LGBT+. Nos últimos anos, a atuação da agência no segmento foi reduzida e agora, com a nova gestão, está sendo retomada e ampliada.

 

Foto: Divulgação
Fonte: Imprensa Embratur 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.