Pular para o conteúdo principal

Paraguai mostra seus atrativos turísticos em Porto Alegre


PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - A Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR ) e o Consulado Geral de Paraguai em Porto Alegre realizaram evento PARAGUAY “SOLO PARA VOS” - experiências que cautivam  na tarde desta terça~feira (25) no Laghetto Viverone para apresentar ao trade e imprensa os atrativos turísticos de Paraguai.

O Consul Geral do Paraguai em Porto Alegre, José Martinez Lezcano e a Diretora Geral da SENATUR, Doris Panini deram as boas-vindas aos presentes destacando que o Paraguai está de braços abertos para receber aos turistas brasileiros.

A missão composta de empresários do setor está percorrendo várias cidades como Foz do Iguaçu, São Paulo e Curitiba e tem a finalidade de apresentar Paraguai como um destino sustentável e autêntico que apoia a conservação da biodiversidade, o bem-estar social e a segurança econômica.

Além dos destinos mais conhecidos pelos brasileiros como Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, Assunção, a capital do país vizinho é uma cidade que está se revitalizando cada vez mais, com muitos shoppings novos, hotéis modernos e atrações diversas. É um destino que merece atenção pela sua riqueza cultural no Centro Histórico e também pela área mais contemporânea.

Indicadores

Segundo dados da Secretaria Nacional de Turismo (SENATUR) do Paraguai, os argentinos são os que mais visitam o território paraguaio. Em 2022, foram 440 mil, o que representa 76% do total.

O mesmo levantamento indica que os brasileiros estão em segundo no ranking: 54,5 mil visitantes no ano passado, o equivalente a 9,5% dos ingressos. Em 2019, antes da pandemia de covid-19, os visitantes do Brasil chegaram a representar 14% dos turistas estrangeiros.

O mercado brasileiro

O plano do desenvolvimento turístico do Paraguai até 2030 destaca a "profunda crise econômica" na Argentina, o que afeta a capacidade de viagens, e afirma que "as perspectivas atuais são bastante negativas no curto prazo". Por outro lado, aponta como opção para o setor o "imenso mercado brasileiro", e cita evolução econômica do Brasil nos últimos anos e a estabilidade do real na comparação com o peso argentino.

Estamos conscientes de que o brasileiro é um turista exigente, mas o Paraguai está crescendo, é um dos países com maior índice de crescimento regional, tem um bom clima de negócios hoje. Além do turismo, há outros negócios acontecendo entre os dois países. Nosso objetivo é transformar o Brasil no país que mais nos envia turistas — diz Doris Penoni, diretora de marketing da SENATUR.

Segundo ela, com a ação feita em Porto Alegre, o governo paraguaio quer atuar com as empresas do setor turístico dos dois países para qualificar a oferta de pacotes de viagens para brasileiros. A ideia é que os espaços dos estabelecimentos turísticos no Paraguai também aumentem os conteúdos em português, como uma maneira de fazer com que o brasileiro “se sinta em casa” quando esteja em solo paraguaio

Visitas a reservas naturais, turismo rural e de aventuras, arte indígena, gastronomia e roteiro jesuítico - similar ao que há no Rio Grande do Sul - são algumas das atrações que o governo do Paraguai quer mostrar aos gaúchos como opções de viagem.

Estamos unidos para que o Paraguai exporte uma visão de sustentabilidade, de um bom clima de negócios. Queremos mostrar ao mundo como conservamos nosso patrimônio, nossa cultura e, o mais importante, nossos recursos naturais — acrescenta Doris.

Da Redação:
Marisa B. Krás Borges

Com informações de ZH

(Texto e fotos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.