Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais – Escreve: Sérgio Moreira


 

BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - O CEO do BH Airport, Kleber Meira, é o novo porta-voz do programa Liderança com ImPacto do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil Pacto Global da ONU no Brasil. Ele foi selecionado em um criterioso processo de avaliação para representar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 que trata das ações contra a mudança global do clima. Ser selecionado significa que Kleber é comprometido com a agenda ESG e atua como influenciador e porta-voz do seu ODS para que mais líderes se engajem com a agenda sustentável do Pacto Global. 


A indicação de Kleber é resultado de um processo criterioso. Primeiramente, o BH Airport precisou inscrever o seu CEO para integrar a iniciativa. A candidatura foi avaliada a partir de critérios de engajamento e integridade. Ao mostrar interesse em fazer parte, a empresa indicou um ODS no qual o seu presidente iria se posicionar com mais ênfase e descreveu o que faz para contribuir com o avanço desse objetivo específico. A análise feita pelo Pacto Global considerou o envolvimento do BH Airport com o ODS defendido, a análise reputacional da empresa e do CEO, o nível de engajamento com o Pacto Global da ONU no Brasil, assim como o alinhamento com as premissas e compromissos propostos pela iniciativa no país. 

 

Entender a importância da sustentabilidade na evolução dos negócios é um caminho sem volta. As lideranças precisam ampliar o olhar e engajar as pessoas a favor dos ODS. Todos os players do terminal internacional mineiro segue em atuação para se fortalecer como o aeroporto mais sustentável do país.    

 

BTL em Lisboa


 Minas Gerais desembarcou em Lisboa para mostrar a cultura, cozinha, belezas naturais e patrimônio histórico. Pela terceira vez em menos de 18 meses. A primeira vez rendeu frutos: os contatos com os executivos da Vila Galé deram o start para a rede decidir escolher o Estado para uma unidade. A segunda visita levou às terras portuguesas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Caretagem de Paracatu para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil e reforçar nossos laços de amizade e intercâmbio. 

Essa terceira viagem de uma comitiva a Portugal tem um objetivo mais comercial: participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das principais feiras de turismo do continente europeu, depois de uma bem-sucedida passagem pela FIT de Madri, em janeiro. Marcar presença em feiras é importante para promover o destino, trazer novos turistas e estabelecer parcerias. Desta vez, a ousadia é um estande próprio, espera-se, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) 45 mil pessoas em uma semana.

 



Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa no estande de Minas recebe 

uma cachaça da secretária adjunta de Turismo de MG, Milena Pedrosa 

 

 A primeira vez rendeu frutos: os contatos com os executivos da Vila Galé deram o start para a rede decidir escolher o Estado para uma unidade. A segunda visita levou às terras portuguesas a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a Caretagem de Paracatu para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil e reforçar nossos laços de amizade e intercâmbio. 

Essa terceira viagem de uma comitiva a Portugal tem um objetivo mais comercial: participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das principais feiras de turismo do continente europeu, depois de uma bem-sucedida passagem pela FIT de Madri, em janeiro. Marcar presença em feiras é importante para promover o destino, trazer novos turistas e estabelecer parcerias. Desta vez, a ousadia é um estande próprio, espera-se, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) 45 mil pessoas em uma semana.

 

 Pelo estande, no primeiro dia de evento, passaram a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o presidente Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, que, na oportunidade, foi presenteado com uma cachaça mineira. "Minas é fogo", brincou o presidente Marcelo Rebelo de Sousa ao visitar o estande. O comentário tinha duplo sentido: não só pela cachaça que acabava de degustar, mas pela presença constante em eventos na capital portuguesa.

 Pelo estande de Minas passaram operadores e agentes de viagens, além de representantes de redes hoteleiras e companhias aéreas. Tudo com o intuito de reposicionar o destino Minas no mercado internacional.

 

Estande de Minas na BTL


 

A BTL não é uma feira pequena: são quatro pavilhões com representações do mundo todo. A 33ª edição tem a participação de 1.400 expositores e 125 hosted buyers (compradores). É um lugar para fazer negócios, networking, para "mostrar a cara". Para a secretária-adjunta de Turismo, Milena Pedrosa, que representa oficialmente o governo de Minas, é o momento de consolidar a imagem de nosso Estado a partir do tema A Liberdade Mora em Minas: exibir todo potencial natural, histórico e cultura, ainda muito desconhecido lá fora.

 

Para se ter uma ideia, até dois anos atrás o Paraná se promovia melhor do que Minas. E isso para um Estado que tem 60% do patrimônio histórico do país e quatro Patrimônios da Humanidade tombados pela Unesco.  De todos os Estados, Minas é o que mais tem similaridades com Portugal. De acordo com pesquisa do Observatório do Turismo, ferramenta da Secult de monitoramento do setor, Portugal é o segundo emissor de turistas para Minas, são seis frequências da TAP para Belo Horizonte Os voos sempre lotados.

 

Segundo dados da Embratur, em 2022 o Brasil se aproximou dos 4,2 milhões de turistas estrangeiros no país, e os portugueses estão entre os 5 principais países emissores. Portugal reflete em torno de 23% dos visitantes que vêm à Minas, residentes na Europa, seguido do Reino Unido, França, Itália e Alemanha. Dentre os países europeus, Portugal também está no topo do ranking de emissores de turistas para o Brasil. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística da Secult-MG, é o tíquete médio do turista estrangeiro, que se apresenta como maior do que o nacional, uma vez que sua estadia se destaca por ser mais extensa.

 

Brasil entre os países mais acolhedores do mundo


 

O Brasil é o 9º país mais acolhedor no mundo na opinião de turistas.  É o que aponta o “Traveller Review Awards”, ranking que coloca a Itália na liderança e foi elaborado a partir de avaliações de usuários do site de viagens Booking.com. Os 10 países mais acolhedores do mundo e o número de locais premiados:1) Itália (170.638);2) Espanha (108.217);3) França (103.365);4) Alemanha (76.479);5) Croácia (64.206);6) Polônia (60.721);7) Reino Unido (60.697);8) Grécia (54.473);9) Brasil (53.658) e 10) Estados Unidos (46.839)

O levantamento reúne acomodações, agências de aluguel de carro e companhias de táxi que tiveram nota de avaliação média acima do mínimo exigido pela Booking.com até 30 de novembro de 2022. As avaliações só puderam ser feitas por clientes que realmente usaram esses serviços. O site usou mais de 240 milhões de avaliações de usuários para reconhecer mais de 1,4 milhão de parceiros. Pelo sexto ano seguido, os apartamentos ficaram na liderança como tipo de propriedade mais premiado – foram quase 630 mil parceiros nessa categoria.

 

Vitrina Turística Anato na Colômbia

 

A 42ª Vitrina Turística Anato, realizada em Bogotá na Colômbia, inaugurou uma série de oportunidades de diálogo com o trade turístico internacional. Uma programação paralela de eventos buscou expandir os atendimentos realizados durante a feira, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

 

Os principais atrativos de Minas Gerais, por exemplo, foram apresentados em uma coletiva de imprensa aos colombianos e à comunidade internacional presente na Vitrina Turística Anato. Foram ressaltados todos os pontos importantes do nosso Estado, como os patrimônios históricos, imateriais, os eventos culturais distribuídos ao longo do ano, a cozinha mineira, a natureza exuberante e a arte contemporânea.

 

A presença do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), aconteceu a partir da participação no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o qual esteve dentre os 1.200 expositores de cerca de 26 países.   Vitrina Turística Anato é uma das maiores feiras de turismo das Américas, o que abre muitas oportunidades de negócios aos participantes. 

Em um dos eventos paralelos, também foi comemorada a criação de mais um voo internacional que ligará Belo Horizonte a Bogotá, a partir do dia 26 de março. A nova rota vai estabelecer uma conexão não só entre Minas Gerais e Colômbia, mas também com o mundo, principalmente os Estados Unidos, a América Central e o Caribe.

 

Capacitação para o trade


Com o apoio do BH Airport, Avianca e da própria Embratur, foi realizada uma capacitação para o trade turístico com foco no turismo em Minas Gerais, além de um coquetel de iguarias da cozinha mineira, como o nosso famoso pão de queijo. À frente da degustação tivemos o chef Caio Soter, que esteve no evento por meio da parceria da Secult/MG com o Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA). 

Outro dado rememorado nessa visita, o que contribuiu para estreitar os laços entre mineiros e colombianos, foi a presença do escritor Guimarães Rosa no país. Em 1942, o escritor mineiro foi nomeado secretário da Embaixada Brasileira em Bogotá, fato que despertou memórias muito positivas sobre a relação entre os dois países. 

Em 26 de janeiro deste ano, foi anunciado o lançamento da nova rota inaugurada pela Avianca: voos diretos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para a cidade de Bogotá, capital da Colômbia. Estão previstas cinco viagens semanais, em três horários, operados por aeronaves A320, com capacidade para 180 passageiros. Fortalecendo, assim, a atividade turística no estado e a economia da criatividade.

 

“Os novos voos entre Belo Horizonte e Bogotá abrem uma via de mão dupla capaz de estimular o turismo tanto em Minas Gerais e no Brasil quanto na Colômbia, América Central e Estados Unidos em conexão. E BH como centro distribuidor regional e da América do Sul. Para Minas Gerais, é fundamental para o fortalecimento da atividade turística que se estabelece em torno, especialmente, em Minas Gerais, da economia da criatividade. Patrimônio imaterial, concertos, shows. Cozinha mineira, patrimônio histórico arte contemporânea. Isso é Minas da Liberdade de ser, viver e experimentar”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

 

Marta Rossi em Portugal


Marta Rossi, Marcelo Freixo, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, 
a turismóloga Bárbara Konrath e o prefeito Nestor Tissot


A empresária Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado cumpre agenda na BTL - Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, em Portugal. O posicionamento de marca em eventos internacionais e nacionais é um dos propósitos do Festuris neste primeiro semestre.

 

Em clima de reencontro, a empresária faz contato e provoca a aproximação do trade europeu com o Festuris e Gramado até o dia 5 de março, quando encerra o evento. Teve prospecção e alinhamento para a 35ª edição do Festuris com Portugal no segmento LGBT+, com Vila Galé, entre outros expositores. Marta também esteve com a ministra do Turismo no Brasil, Daniela Carneiro, e com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. 

O município de Gramado também expõe no evento e, como sempre, parceiro do Festuris na intenção de mostrar para o público europeu o diferencial da região Sul do Brasil. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a turismóloga Bárbara Konrath e o prefeito Nestor Tissot participam do evento.


Connection Terroirs do Brasil 



Foto do evento 2022 crédito Rafael Cavalli: Em maio, evento vai ocupar 
o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Sociedade Recreio Gramadense

Com o intuito de viabilizar melhores experiências e acesso a importantes conteúdos, a 6ª edição do Connection tem alteração de data e amplia o período de realização. O evento com o tema “Terroirs do Brasil” será de 17 a 21 de maio de 2023 e está dividido em quatro pilares temáticos (biodiversidade, competitividade, mercado e turismo).

O Palácio dos Festivais será o grande palco para a apresentação dos temas, a programação se estende pela Rua Coberta com exposições, demonstração e degustação de produtos com Indicação Geográfica (IG), e também ocupará a Sociedade Recreio Gramadense com sessões de negócios. 

Nesta edição, a grande novidade são os roteiros especiais de benchmarking, que vão propor uma imersão exclusiva pelos casos de sucesso dos principais terroirs e indicações geográficas da Serra Gaúcha.

 

O termo "terroir" faz referência ao valor de identidade única aos produtos de um território específico. Como exemplo, o vinho na Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Para apresentar as riquezas únicas do Brasil em toda sua biodiversidade, tendo o Rio Grande do Sul como Estado anfitrião, o Connection terá palestrantes convidados nacionais e internacionais.

As inscrições para 6ª edição do evento já podem ser realizadas garantindo o valor promocional de R$299,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos. informações  connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como co-realizador.

 

Coluna Minas Turismo Gerais 

Jornalista Sérgio Moreira  @sergiomoreira63

Informações para a coluna envie para sergio51moreira@bol.com.br

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.