BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS - Minas Gerais vem se destacando no Brasil e exterior como o estado com os melhores queijos do mundo. A história de sucesso no calendário do SEBRAE este mês, com mais de 40 prêmios nacionais e internacionais a Queijo D’Alagoa-MG, é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega em todo o Brasil, completa aniversário de 13 anos transformando novembro no Mês do Queijo e concedendo 5% de desconto em todo o site através do cupom: QUEIJODALAGOAMG. ( Foto: Osvaldo Filho.)
O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ. Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em novembro de 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.
De lá pra cá isso mudou. Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e conseguem escoar a produção artesanal em todo o país.
A história
No início, o propósito era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos a missão foi muito além. O negócio virtual iniciou uma transformação social no município de Alagoa reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto; preservando a história, cultura e tradição; movimentando a economia local; fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico através da Rota do Queijo e do Azeite e, ainda, mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.
“Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui. Os desafios são diários e constantes. O que nos anima é ver o resultado do trabalho surgindo a cada dia e o legado que vamos deixar para o município. Como sempre falo no meu instagram @queijodalagoamg: imensamente gradicido!” comemora o empreendedor, Osvaldo Filho.
@queijodalagoamg : www.queijodalagoa.com.br
Bertolucci
O Hotel Bertoluci está localizado em frente ao Museu de Cera de Gramado, e dispõe de uma sala de estar luxuosa, além de um salão de jogos com mesa de bilhar. Você pode saborear lanches no bar, e um buffet de café-da-manhã no restaurante do hotel. O acesso Wi-Fi é gratuito. Todos os quartos contam com aquecimento central, TV a cabo, frigobar e banheiro privativo. Estão equipados com pisos de azulejo ou madeira. O serviço de quarto está disponível. O Hotel Bertoluci fica a 3,5 km dos centros de Gramado e Canela, e a 130 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre. Para sua comodidade, a propriedade oferece estacionamento privativo gratuito.
Em 09 de agosto de 1880, surgiu o primeiro hotel da cidade de Gramado, “Hotel Bertoluci Familiar” localizado na época numa vasta mata aberta, onde campeiros, vendedores, carreteiros e pessoas da capital pernoitavam. Passado quatro gerações, Jerci e Vitória Bertoluci resolveram no ano de 1993, estruturar sua casa em uma Pousada familiar, hoje conhecido como Hotel Pousada Bertoluci. Inaugurado em 01 de dezembro de 2001, composto por apartamentos com uma estrutura moderna, deu-se inicio a nova era do Hotel Pousada Bertoluci, administrado até hoje pela família Bertoluci. https://www.hotelbertoluci.com.br/
Gastronomia impulsiona o turismo
Além de conhecer belas paisagens e se aventurar em novos destinos, com o turismo, as pessoas também têm a oportunidade de descobrir a cultura gastronômica dos lugares visitados. As opções são variadas, seja conhecendo produtores da região, provando pratos típicos ou até realizando atividades locais. A gastronomia, sem dúvidas, é uma grande impulsionadora do turismo brasileiro.
Dados dos boletins do Turismo Doméstico Brasileiro – edições de 2021 e 2020, materiais produzidos e divulgados neste ano pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostraram que a cultura e a gastronomia fazem parte dos motivos que incrementaram as viagens dos brasileiros, passando de 15,5%, em 2020, para 16%, em 2021.
E para 2022, de olho na Copa e nas festas de fim de ano, os empresários do setor de bares e alimentação fora do lar já planejam aumentar o quadro de funcionários, principalmente, para atender à alta demanda por estes serviços, especialmente neste ano, que é o primeiro sem restrições sanitárias. A gastronomia vem sendo cada vez mais buscada como ferramenta turística diante da importância de se manter a identidade e a variedade de costumes gastronômicos, que são bastante ricos de uma região para outra. A comida, além de sua importância vital para o corpo, é conhecida por unir pessoas e promover experiências únicas e especiais. Portanto, o turismo gastronômico propõe ao turista conhecer a culinária local do destino, fazendo parte de sua experiência na viagem.
Do ponto de vista econômico, este segmento não só movimenta a economia local de cada região, como a economia nacional. O setor está em constante atualização, sempre contratando novos profissionais e abrindo novas filiais. Dados do Ministério do Turismo mostram que a gastronomia brasileira é considerada muito boa para 89% dos turistas brasileiros e 97% dos estrangeiros. Desta forma, com toda a riqueza do nosso país, a tendência do setor de alimentação fora do lar é estar em permanente crescimento. Consulte seu agente de viagem, e faça seu pacote para desfrutar as belezas do Brasil.
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63
informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br
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