Pular para o conteúdo principal

Eventos Culturais atraem visitantes *Por: Abdon Barretto Filho

 


 

PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL - Existe um consenso que os eventos com boas gestões atraem visitantes.  Os maiores destinos turísticos utilizam seus respectivos calendários de eventos como estratégias vencedoras nas atrações de fluxos de visitantes. 

 

No caso do Turismo Urbano, a importância do  Escritório de Captação de Eventos (Convention Bureau) é destacada desde do século XIX, quando foi criado em 1896, em Detroit –EUA. 

 

São trabalhos profissionais que envolvem organizações econômicas com ou sem fins lucrativas com propósitos bem definidos: captar eventos e desenvolver ações no bem receber. 

 

Em algumas cidades existem organizações específicas para a promoção do Destino Turístico (Destination Marketing Organization-D.M.O.), envolvendo a Gestão da Marca da Cidade (Branding), utilizando a Comunicação Integrada e o Marketing de Relacionamento, apoiando a distribuição e comercialização dos atrativos, bens e/ou serviços turísticos. 

 

Algumas cidades já alcançaram a excelência na Gestão do fenômeno turístico. 

 

Os destaques comprovam as necessidades de Políticas Públicas, parcerias públicas e privadas e profissionalismo. 

 

Naturalmente, as empresas e entidades conseguem desenvolver suas ações no mercado, independentes das ideologias. 

 

Entretanto, existem algumas Cidades concentradas nas produções de textos e apresentações de consultorias para estruturações de ofertas turísticas.

 

 Imaginam, ingenuamente, que os visitantes chegarão naturalmente, sem quaisquer ações mercadológicas e comerciais. 

 

Outras Cidades repetem planos que são interrompidos ao gosto de qualquer governante neófito. 

 

Ainda existem Cidades que insistem no eterno potencial, sem diferenciais, sem infraestrutura, sem serviços e sem investimentos. 

 

Para completar o diagnóstico preliminar, existem Cidades que não querem receber visitantes.


Eventos culturais locais

 

 Em qualquer cenário, observa-se que os eventos culturais locais podem alavancar o desenvolvimento do turismo receptivo. 

 

As manifestações culturais, incluindo o folclore, a gastronomia, a história, atrativos culturais, podem ser trabalhadas com profissionalismo nas comunidade e através das parcerias públicas e privadas. 

 

O primeiro passo é definir se a Comunidade tem interesse e se existe a sensibilização e conhecimento sobre a sequência indispensável para desenvolver o turismo urbano ou rural: estruturar a oferta; delimitar produtos turísticos sustentáveis; promover e apoiar a comercialização. 

 

Caso contrário, os “potenciais atrativos” continuam nos planos aguardando visitantes durante anos e que nunca chegarão. 

 

Sem fluxos de visitantes as Cidades não recebem as receitas e nem realizam as trocas qualificadas geradoras de empregos, rendas, impostos e autoestima da comunidade. 


Será? 

Respeitam-se todas as opiniões contrárias. 

São reflexões. 

Podem ser úteis.  

Pensem nisso.


Foto: Porto Alegre - Gaúchos festejam o Dia da Revolução Farroupilha com desfiles, acampamentos tradicionalistas, apresentações artísticas e outros eventos nos quais a cultura gaúcha é exaltada.

 Daniel Isaia/Agência Brasil 




Abdon Barretto Filho

Economista e Mestre em Comunicação Social 

contato@abdonbarrettofilho.com.br



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.