Pular para o conteúdo principal

Pernambuco recupera a totalidade das atividades turísticas no quadrimestre em comparação à pré-pandemia

 

 

RECIFE/ PERNAMBUCO - A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (14), aponta que Pernambuco já apresenta a recuperação total do volume das atividades turísticas no primeiro quadrimestre de 2022. A média do índice de atividades do período de janeiro a abril deste ano totaliza 111.5, o mesmo resultado realizado no primeiro quadrimestre de 2019. O desempenho do Estado surpreende ao se levar em conta que a média de recuperação nacional segue negativa: -2%. 

 

Observando-se apenas o índice nacional neste ano, também na média de janeiro a abril, Pernambuco ocupa a vice-liderança no ranking, ficando atrás somente de Goiás, com 121,2. A análise desconsidera o calendário cultural de eventos, observando a atividade turística regular. No mesmo período, a média nacional, que foi de 89,6.


 

"É muito bom ver, mês a mês, que o Estado segue crescendo, que o nosso turismo está aquecido e que recebemos cada vez mais visitantes. Ter esta confirmação do IBGE é ainda mais importante, porque se trata de um instituto tradicional, que estuda todas as principais capitais do País. Esses dados nos animam a promover ainda mais ações e projetos que possam ajudar a trazer mais turistas a Pernambuco, e que isso possa despertar também o trade local para que novos negócios sejam gerados e mais empregos também", pontua a secretária de Turismo e Lazer, Milu Megale.

( Foto divulgação).

 

Em termos comparativos, para se ter uma ideia dos excelentes indicadores, os quatro primeiros meses de 2022 superam em 41,7% o mesmo período em 2021, à época da pandemia. Comparando apenas a variação de março para abril deste ano, o crescimento foi de 2,3%. 

 

As boas notícias se estendem também ao índice da Receita Nominal com ajuste sazonal, também estudado pelo IBGE. Na média de janeiro a abril, o Estado ocupou o segundo lugar no ranking do Nordeste. Pernambuco acumula 139,9 de média,  atrás apenas da Bahia (148,3). O Ceará fecha o ranking com 136,9. Em comparação ao mesmo período, em 2021, o índice de Receita cresceu em 55,5%.




 


Fotos: Divulgação


SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 

EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)

CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO

ARENA DE PERNAMBUCO

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

 

JANAÍNA LIMA, LUIZ APOLINÁRIO e RACHEL MOTTA 

Assessores de Comunicação

+55 (81) 3182.8357 

+55 (81) 3182.8397

+55 (81) 3182.8371

 

CHICO DE ANDRADE

Fotógrafo

 

www.setur.pe.gov.br 


 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.