Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo inicia nova sondagem com agências e operadores de turismo



 BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - O Ministério do Turismo, por meio da Coordenação-Geral de Dados da Secretaria Executiva, acaba de iniciar a coleta de informações para a primeira edição de 2022 da Sondagem Empresarial das Agências e Operadores de Turismo. Para participar da pesquisa é só clicar AQUI e preencher as informações.

 

O objetivo da iniciativa é obter indicadores sobre a percepção dos empresários da economia do turismo com a finalidade de orientar políticas públicas para o fomento do setor. A pesquisa reúne informações para monitoramento de indicadores, como número de empregados, faturamento da empresa e demanda por serviços.

 

“A sondagem empresarial é uma ferramenta estratégica que fornece ao Ministério do Turismo informações valiosas para apoiar o setor, em especial nesse momento de retomada das atividades. Essa iniciativa reforça como a inteligência de mercado tem sido importante para a Pasta”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.


Levantamento semestral

 

O levantamento é realizado semestralmente e os boletins são apresentados com os recortes Brasil, Unidades da Federação e os resultados agregados para um panorama regional brasileiro. Todos os boletins estão disponíveis no Observatório Nacional do Turismo. A sondagem permite avaliar o mercado consumidor podendo servir como subsídio tanto para a tomada de decisão empresarial, como também para profissionais e estudantes do setor.

 

Observatório


Lançado em novembro de 2021, o Observatório Nacional do Turismo foi desenvolvido para reunir informações trabalhadas pela Pasta e apresentá-las aos usuários por meio de publicações, painéis, indicadores e anuários estatísticos.

 

As novidades são os painéis interativos, que trazem dois perfis de consulta: “Ocupações formais do setor de turismo no Brasil” e “Perfil socioeconômico das ocupações do setor de turismo no Brasil”. O primeiro, por exemplo, possibilita que os dados sejam filtrados por atividade do setor, ano, região e obtenha informações como o número de trabalhadores formais, a remuneração média do turismo e o cenário em cada uma das regiões do país.


Foto Divulgação

 

Por Lívia Nascimento

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.