Pular para o conteúdo principal

Minas TURISMO Gerais - Escreve Sérgio Moreira

 

 

BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS -O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a 60 quilômetros de Belo Horizonte.

 O Instituto Inhotim e Jardim Botânico não recebeu o título de maior museu a céu aberto do mundo à toa.  Atualmente são 140 hectares de terra que abrigam galerias de artes, espaços de convivência e uma natureza exuberante local e trazida de outros lugares do Brasil e do mundo. 

 

Idealizado e construído pelo empresário mineiro Bernardo Paz, o espaço começou a ser pensado ainda na década de 1980 com a aquisição do local onde antes ficava um vilarejo. Mas, para o público em geral, o museu de Inhotim só foi inaugurado em 2006



 

Por conta do local privilegiado, entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, a natureza é um dos principais atrativos do local. Mas, afora as espécies nativas, o empresário Bernardo Paz também investiu em árvores de outros lugares do mundo. Na área ambiental, o espaço possui uma coleção de aproximadamente 4,5 mil espécies de todos os continentes, algumas delas raras e ameaçadas de extinção.

 

Em relação às artes contemporâneas, o Instituto possui um acervo em exposição que conta com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas de 38 países diferentes, incluindo o Brasil. Atualmente, estão expostas, ao ar livre e dentro de galerias, 560 obras que foram produzidas desde os anos 1960 até os dias de hoje

 

 

Das 23 galerias existentes, quatro abrigam exposições temporárias. São elas o Lago, a Fonte, a Praça e a Mata. As demais 19 galerias apresentam obras de Tunga (artista pernambucano de Palmares), Cildo Meireles, Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica & Neville d'Almeida, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares, Doug Aitken, Marilá Dardot, Lygia Pape, Carlos Garaicoa, Carroll Dunham, Cristina Iglesias, William Kentridge e Claudia Andujar.

 

Um dos principais atrativos do museu é, sem dúvida, o guia Junio Cesar. Nascido no que viria a ser o museu, mas ainda abrigava o vilarejo de Inhotim na área rural de Brumadinho, Junio foi apadrinhado por Bernardo Paz ainda criança e viu todo o espaço sendo construído e as primeiras visitas serem realizadas. 

Para conhecer todo o espaço, apenas um dia pode não ser o suficiente. Com algumas galerias próximas à recepção, existem várias outras mais distantes que só os aventureiros de plantão e acostumados com longas caminhadas conseguem chegar com fôlego suficiente. Em Inhotim existem carrinhos à disposição dos turistas - por um preço a parte - que podem ser utilizados, mas ainda assim, reservar cerca de três dias pode ser o mais aconselhável.

 

A culinária mineira é conhecida em todo o país, principalmente com seus carros-chefe, o pão de queijo e o doce de leite. Porém, dentro do Instituto Inhotim, a aposta na gastronomia local se intercala com o melhor do Brasil e do mundo com várias opções de lanchonetes, cafeteria como a OOP Café e restaurantes espalhadas pelo lindo Inhotim.

 

Business Minas-EUA




 

Investir ou expandir os negócios para os Estados Unidos é o objetivo de muitos empresários de Minas Gerais. Dados recentes sobre a balança comercial mostram que, o que antes parecia um sonho distante, tem se tornado uma possibilidade cada vez mais plausível. Segundo uma pesquisa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedese-MG), houve, em 2021, um aumento de 38,2% das exportações mineiras para o país em relação a 2020, movimentando um total de US$2,5 bilhões. O evento será quarta-feira, 25 de maio, das 8h às 12h.

Por ser considerado o maior e mais importante mercado mundial, pode ser uma oportunidade ímpar para os executivos mineiros desenvolverem seus negócios. Com o objetivo de incentivar e orientar os que desejam fazer este movimento, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) realiza, em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida o roadshow “Como Ingressar no Mercado Norte-Americano”.

 

Trata-se de uma série de palestras que devem abordar questões, como as principais portas de entrada, as soluções financeiras, os aspectos legais imigratórios e corporativos, bem como o planejamento tributário que essa mudança exige. O intuito é oferecer aos empresários do comércio uma visão panorâmica, resumida e prática sobre o assunto.

“Nosso objetivo é apresentar aos empresários os benefícios de se inserir no mercado norte-americano, ajudá-los a identificar as melhores oportunidades e estratégias, além de orientá-los em relação aos aspectos práticos. O evento é uma forma de fomentar o ambiente de negócios no estado e aprimorar as relações diplomáticas com este que, além de ser a maior economia do mundo, é um parceiro comercial relevante para Minas Gerais e para o Brasil”, afirma o coordenador comercial da Fecomércio MG, Amâncio Marcos Costa de Castro.

 

A programação do evento, que será gratuito, contará com palestras de Carlos Mariaca, Sócio Diretor do Center Group & Membro do Conselho da BACCF; Michel de Amorim, Sócio da Drummond Advisors; Marina Elliot, Real Estate Advisor da Compass Real Estate; e Guilherme Caram, Gerente de Relacionamento da Piquet Law Firm & Presidente da BACCF. As palestras serão realizadas na quarta-feira, 25 de maio, das 8h às 12h, na sede da Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561, Centro – Belo Horizonte – MG). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site. 

 

 

Coluna Minas Turismo Gerais 

jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63   

informações para sergio51moreira@bol.com.br

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.