Pular para o conteúdo principal

A retomada das viagens por Helcio Estrella

 

   

 SÃO PAULO/ SP - BRASIL -Singrar de novo os mares, navegar de novo pelos céus mundo afora. Conhecer, voltar a percorrer e desfrutar do calor no abraço de novos povos ou novas culturas. Navios, aviões, barcos, automóveis, ônibus, bicicletas, enfim a liberdade de percorrer novos lugares, visitar amigos, parentes ou mesmo quem não conhecíamos para agrega-los ao nosso rol de amigos e conhecidos.  O sonho voltando a povoar as mentes dos viajantes, dois anos depois de suspenso seu direito de ir e vir, por conta de uma doença insidiosa que levou milhões de pessoas, muitas das quais muito caras a nós. 

    O final do verão brasileiro, com encerramento oficial as 12:33 de 20 de março de 2022, marcado este ano por boas novas para o turismo, entre elas o fim do isolamento, com a volta presencial ao trabalho e às escolas e o fim das máscaras em locais públicos. Significa dizer a retomada das viagens, melhor dizendo, a volta das atividades turísticas, liberando esse importante segmento da economia das amarras em que foi contido por conta da pandemia do COVID 19.


Aprendizados


    Apesar dos estragos e dos prejuízos amargados pelas empresas que vivem do turismo, o balanço preliminar de seus especialistas indica que elas aprenderam a lição e que o setor volta fortalecido, pronto para recuperar seu lugar ao sol. Empresas aéreas, rede hoteleira e demais serviços que sustentam essa formidável atividade vendo o renascimento de seu trabalho, agora com a força acumulada na contenção da crise. 


    Os 60 segmentos que compõem a indústria do turismo brasileiro dizem estar preparados para esta nova fase, e que muito aprenderam com as restrições, especialmente ao estabelecerem novas regras sanitárias para diminuir os riscos das aglomerações. Ou seja, parece que teremos um quadro mais saudável nas relações entre os prestadores de serviços e seus compradores. Finalmente, recursos voltando a circular, gerando empregos para muitos, lucros para outros tantos, propulsionados pelo valor universal da liberdade. 


    Saudemos com muita ênfase a libertação de um dos trabalhos que melhor une os povos, O TURISMO.


Foto: Aeroporto de Congonhas/ SP - Janeiro-2022 / Marisa B. Krás Borges

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.