Pular para o conteúdo principal

Urupema (SC) recebe título de Capital Nacional do Frio

 

 

BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL - A cidade de Urupema, na Serra Catarinense, é conhecida por ser a mais gelada do Brasil, chegando a registrar temperaturas abaixo de zero, e é bastante procurada por turistas que não resistem a um friozinho. Mas agora é oficial: o município recebeu, nesta quarta-feira (01.12), o título de Capital Nacional do Frio, a partir da sanção do Projeto de Lei nº 14.255/2021 assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Urupema já era um importante destino de inverno no país e tenho certeza de que este título vai atrair ainda mais turistas à cidade e à toda a região da Serra Catarinense, um local belíssimo, de natureza inigualável que merece ser ainda mais valorizado pelos brasileiros e pelos turistas internacionais”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Durante o inverno, é frequente o registro de neve e geadas em Urupema, que transforma a cidade em um cenário de filme com telhados e carros encobertos e moradores e turistas fazendo bonecos de neve na rua.

Uma das principais atrações no período é a “cascata que congela”, localizada no Morro das Torres, um dos pontos mais altos da região. Em decorrência do frio intenso, as águas da cachoeira chegam a congelar e formam estalactites, que encantam os visitantes.

Para os turistas que gostam de unir o frio a um bom vinho, Urupema é o destino ideal. A cidade faz parte da Rota dos Vinhos Finos de Altitude, caminho composto por 22 vinícolas e que passa por outros oito municípios catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias.

Urupema é reconhecida como a Capital Nacional do Frio. Crédito: Prefeitura Urupema

Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.