Pular para o conteúdo principal

OPINIÃO: Que venha 2022! -nos encontrará prontos para os desafios– Escreve Marisa B.Krás Borges



PORTO ALEGRE/ RIO GRANDE DO SUL – BRASIL – A poucos dias do encerramento de 2021  paramos para refletir no que fizemos nesse período e para planejar o novo ano que está para nascer. Certamente, 2021 nos deixou muitos aprendizados.

 

Com o avanço da vacinação e diminuição de internações e óbitos por COVID-19, retomamos  com cautela a cartilha de anos anteriores à pandemia: correria, viagens, confraternizações, contas para pagar, muitos cartões com bons desejos para o próximo ano recebidos e enviados. O espírito natalino se espalha por todos os lados e as pessoas ficam mais leves e esperançosas.

 

Nas comemorações de Ano-Novo, a maioria deixa a tradicional reunião de família, que geralmente se realiza no Natal, para viajar para a praia com amigos ou parceiros. Na Ceia do Réveillon não podem faltar: lentilhas, carne de porco (as aves ciscam para trás) peixes, uvas, etc. pular 7 ondas , beber espumante, brindar e deixar tudo de ruim que aconteceu no passado, até beijar um desconhecido vale nessa virada do ano.

 

A roupa branca é praticamente um lema, é claro. De preferência uma roupa de baixo nova e branca ou amarela ( para ter bastante dinheiro no ano que chega) ou se você estiver à procura de um amor ou uma paixão, pode ser rosa ou vermelha.

 

Viver o agora

 

Agora eu me pergunto: até que ponto tudo isso tem sentido se a gente não viver no presente e fizer o melhor de si todos os dias das nossas vidas? De que adiantam todas as superstições se faltar atitude, garra, determinação, resiliência e luta dia após dia? Certamente, absolutamente de nada. Não é uma lentilha ou uma roupa branca que vão fazer com que eu consiga o emprego dos sonhos, conheça o amor da minha vida ou tenha uma saúde invejável. Tudo é fruto de preparo, decisões acertadas e execução dos nossos projetos.

 

Não que eu esteja criticando quem o faz, muito pelo contrário, até porque eu mesma sigo à risca tudo direitinho, para não ter erro. Mas por trás de uma celebração de Réveillon tem a oportunidade de um novo começo. O fechamento de um ciclo e o começo de novas oportunidades que virão. Mas é muito importante que se enxergue que cada dia é uma nova oportunidade de fazer mais e melhor.

 

Emagrecer, começar a fazer mais atividade física, parar de beber, viajar, estudar uma nova língua ou mudar de emprego não precisam esperar a virada do ano para acontecer. Cada novo dia se nos apresenta como uma chance única de realizar os nossos sonhos. Por quê não começar hoje em lugar de aguardar o próximo ano para dar a partida? Considerando a finitude de nossas vidas e todos os tropeços que se nos apresentam sem prévio aviso, acredito que o momento é o agora e não o amanhã ou o ano que vem.

 

Pensemos nisso como reflexão para 2022 e tenhamos todos muita saúde para dar e vender e felicidade sem limites, porque afinal, nós merecemos, não é mesmo?

 

Feliz 2022 e continuem fazendo do turismo uma rotina saudável, prazerosa e fascinante.

 

Jornalista Marisa B. Krás Borges

Reg. 15878 MTE/RS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.