
CURITIBA, 18/11/2021 – A representatividade negra na arte
também é tema relevante a ser comemorado neste 20 de novembro, o Dia da
Consciência Negra. Com quase 30 nos de evento, a Bienal contou com importantes
artistas nacionais e internacionais negros em sua programação, destacando a
importância dessa discussão. Um ponto marcante da 14ª edição foi o bate papo
seguido de performance da artista visual, youtuber, rapper e comunicadora Ros4
Luz, em 2019 – que está entre os destaques da Bienal nas redes sociais
(@bienaldecuritiba no Instagram e www.facebook.com/bienaldecuritiba no
Facebook).
No Dia da Consciência Negra daquele ano, Ros4 Luz participou
de um bate-papo com a curadora Vivi Villanova no Museu Paranaense, seguido da
apresentação de sua performance “Transfobia Institucional”. A conversa e a ação
artística discutiram temas como preconceito e falta de espaço para artistas
representantes de grupos como pessoas trans e negras. No ato de Ros4 (que
dialoga entre suas vivências e exclusão institucional transfóbica e racista de
espaços seculares, que afetaram sua saúde mental entre 2013 e 2017), a artista
de imaginava acorrentada pelo pescoço em um espaço institucional, recitando
poesias sem tempo para ser encerrada. Parte do Circuito de Performances da
Bienal, a ação representava as vozes caladas e impedidas de dialogar – tema
atual e relevante que é relembrado pelo evento on-line por sua relevância.
Mulher negra e trans, Ros4 Luz (a maneira como a brasiliense
Rosa Luz se apresenta no meio digital - @ros4luz) atua com destaque nos meios
artísticos com sua intersecção de mídias. As várias linguagens servem de
plataforma para discussões sobre racismo, transfobia, questionando a
heteronormatividade e quebrando paradigmas hegemônicos. Na 14ª edição da
Bienal, Ros4 esteve no Pavilhão Digital, uma plataforma virtual estabelecida
pelo conceito curatorial de Vivi Villanova, que podia ser acessada por leitor
de QR Code. Assim, podia-se assistir a versão gravada da performance
“Transfobia Institucional”.
No dia 20 de novembro, as redes da Bienal de Curitiba
destacarão ainda outros grandes artistas negros da história, como forma de
celebrar essa representatividade. O intuito educacional e de divulgação da
arte, intrínsecos do evento, se aliam com a data para esta celebração da
representatividade negra.
Programação de Novembro
A Bienal On-Line dedica o mês de novembro a relembrar
momentos marcantes da edição presencial mais recente da Bienal Internacional de
Arte Contemporânea de Curitiba. Exposições, performances e mostras são
celebradas em fotos e vídeos, destacando artistas nacionais e internacionais
que passaram pelo evento. Obras que foram expostas em outras cidades e países
podem ser apreciadas pelas redes da Bienal, com explicações dos curadores e
detalhes sobre os trabalhos.
Sobre a Bienal On-line
A Bienal On-line, uma ação de extensão da 14ª Bienal de Arte
Contemporânea de Curitiba, Paraná, tem como objetivo levar ao maior número
possível de pessoas conteúdos de qualidade sobre artes visuais, arquitetura,
design, literatura e cinema, expandindo o formato presencial do evento
diretamente para os celulares, computadores e casas da população. A proposta
principal é seguir fomentando a cultura, formando públicos plurais e
proporcionando experiências estéticas adaptadas ao nosso atual contexto. A cada
mês, até dezembro de 2021, um tema diferente guiará as ações.
Patrocínio
A Bienal On-line tem patrocínio da Farmacêutica EMS,
Eletrobras Furnas, Copel, Kinea e Neodent, com apoio do Grupo SC, Copel,
Bergerson, BRDE e Fomento Paraná. Incentivo do Governo Estadual do Paraná -
Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e do PROFICE - Programa de
Incentivo à Cultura. A realização é da Bienal Internacional de Arte
Contemporânea de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal
de Curitiba, Governo do Estado do Paraná - Secretaria da Comunicação Social e
da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo
Federal - Brasil.
A programação de novembro da Bienal On-Line está disponível
nas redes sociais do evento, no Instagram @bienaldecuritiba e no Facebook
www.facebook.com/bienaldecuritiba. Mais informações: www.bienaldecuritiba.com.br
Bruno Camargo
P+G Comunicação Integrada
Fone: (41) 99978-6888
E-mail: bruno@pmaisg.com.br
Comentários
Postar um comentário