Boletim Mensal Braztoa: um terço das operadoras já alcançaram faturamento próximo da média histórica
SÃO PAULO/SP - A aproximação do fim do ano, os avanços da vacinação e abertura de fronteiras somam fatores que favorecem a recuperação do Turismo. Diante de uma demanda reprimida que, mês a mês, se mostra apta a viajar, oferecer a melhor experiência, não apenas de viagem, mas também de escolha e de compra, é essencial para conquistar clientes e, acima de tudo, fidelizá-los.
Os resultados das operadoras de turismo no mês de setembro e como elas estão usando as ferramentas atuais em prol do seu crescimento fazem parte do Boletim Mensal Braztoa, estudo realizado por meio de uma parceria entre a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas, e que, excepcionalmente nesta edição, não terá lançamento com apresentação ao vivo.
Em setembro, 36% das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica (75% ou mais) e 46% em patamares equivalentes a 25% dos números pré-pandemia. Já em relação ao ano passado, 43% das operadoras dobraram o faturamento de setembro de 2020
Ao se comparar o desempenho com o mês de agosto de 2021, 80% das operadoras tiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro, o que mostra que o caminho de recuperação segue um processo de consolidação sustentável, com passos cautelosos, mas firmes e com cada vez menos chances de retrocessos.
Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor: em setembro, 61,4% dos embarques nacionais foram de novas vendas, número quase empatado com o internacional, onde 62% dos embarques foram decorrentes de vendas novas.
"Os destinos mais vendidos, corroboram com os dados de big data analisados pela UP Soluções, em que as viagens de praia e natureza correspondem a 20% das menções na mídia, seguida pelas viagens em família com 17%. Ainda, identificamos que os feriados e finais de semana equivalem a 37,5% das viagens. Portanto, um terço do turismo brasileiro está concentrado nas viagens de natureza e familiar e, nos feriados e finais de semana, estamos diante de uma alteração nas preferências e na da sazonalidade", aponta Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções.
Sobre a data de realização das viagens nacionais
comercializadas em setembro, 29,2% aconteceram no próprio mês da aquisição e
45% se realizarão até o fim de 2021.
No internacional, América Central/Caribe e Europa figuram entre as regiões mais procuradas, com aumento relevante da América do Norte, em razão do anúncio da liberação de viagens a turismo para os Estados Unidos. Entre os principais destinos estão Cancún, Dubai, Egito e Maldivas. Portugal e Tunísia figuram entre os destinos com crescimento expressivo nas vendas.
Em relação aos embarques internacionais, 14,6% ocorreram no mesmo mês da pesquisa, 40,4% ocorrerão até o final do ano, enquanto 31% estão agendados para o primeiro semestre de 2022, 12,5% acontecerão no segundo semestre do próximo ano e apenas 1,4% ficarão para 2023.
Presença multicanal para prospecção, vendas e pós-venda
Este mês, a componente temática do boletim buscou fazer um diagnóstico da maturidade digital por parte das operadoras. Entre estratégias, ferramentas, investimentos e readequações em termos digitais, identifica-se nas operadoras o foco no uso da tecnologia para oferecer a melhor experiência para os clientes antes, durante e depois da compra.
No contato com o cliente, o e-mail e o WhatsApp se destacam. Embora Instagram e Facebook sejam as maiores vitrines das operadoras (93,3% estão presentes nestes canais de forma profissional), o e-mail é o canal mais utilizado para contato com os clientes, seguido pelo WhatsApp e telefone e, só então, figuram as lojas físicas. O envio de vouchers, materiais informativos, assinaturas de contrato e pagamentos são, em sua maior parte, feitos de forma automatizada pelas empresas, para garantir agilidade, qualidade e economia de tempo e pessoal dos operadores.
Em se tratando do marketing digital, as empresas dão grande importância para imagem (reputação) e análise da concorrência (posicionamento no mercado). O diagnóstico apontou que 60% utilizam sistema de análise da reputação online e 53% de análise da concorrência.
"A transformação digital do governo federal, reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º no ranking de digitalização dos governos mundiais, contribuiu para as operadoras de diferentes formas, principalmente com a implementação do Pix. Os nossos associados têm investido cada vez mais em diferentes iniciativas, como no setor administrativo/financeiro, que possui o maior grau de utilização dos processos digitais, com destaque para Relatórios Gerenciais que auxiliam a tomada de decisões estratégia das empresas. Além disso, na disponibilização de inventário e efetivação de reserva tem-se um grau de maturidade bem avançado. O processo de transformação é longo, muda rapidamente e exige muito investimento, mas constatamos, nesta edição, um resultado importante do esforço dos nossos associados", aponta o presidente da BRAZTOA, Roberto Haro Nedelciu.
Sobre o Boletim Mensal Braztoa
Desde abril de 2020, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) tem provido o mercado com levantamentos mensais sobre o setor de Turismo. Em junho, essa pesquisa evoluiu, ganhou parceiros, nova roupagem e recebeu um nome: Boletim Mensal Braztoa. Como parte da Academia de Excelência Braztoa, o estudo passa a ser realizado por meio de uma parceria entre a entidade e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir dos dados das operadoras.
A cada mês, as pesquisas terão dados para compor a série histórica e dados temáticos, que serão exibidas ao mercado em formato que vai além do release, promovendo encontros online para sua apresentação e um infográfico com os principais destaques, que ficará disponível no website da Braztoa. Em cada encontro, os dados serão contextualizados e interpretados de forma prática por um time de especialistas interno e convidados.
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo e parceiros – de negócios e institucionais - responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável
Sobre a UP Soluções
Seu time multidisciplinar é composto por profissionais com sólida trajetória em gestão de destinos, observatórios de turismo, desenvolvimento territorial, desenvolvimento de produtos e projetos turísticos de base tecnológica e referência em marketing digital para o turismo.
Essa equipe já impactou mais de 40 destinos e trabalha cada
vez mais embasada em dados, ações continuadas, soluções integradas, métodos
ágeis, inovadores e disruptivos em todas as suas ações. www.up-solucoes.com
Agência Guanabara
Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br
Tais Santos – tais@agenciaguanabara.com.br
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