Pular para o conteúdo principal

Pelo terceiro ano consecutivo a melhor vinícola do mundo é argentina

 

 

BUENOS AIRES/ ARGENTINA -Pela terceira vez consecutiva, The World´s Best Vineyard reconheceu a famosa vinícola argentina, Zuccardi Valle de Uco, como a melhor do mundo. O paraíso do vinho mendocino recebeu o título dado por um júri de 600 especialistas que selecionaram os premiados entre mais de 1500 estabelecimentos.

 

Em que se baseiam para eleger? Na qualidade dos vinhos, está claro -Finca Piedra Infinita Gravascal 2018, um de seus malbecs, tinha atingido a pontuação mais alta possível na revista Robert Parker´s Wine Advocate, "os 100 pontos Parker"- mas também são avaliados fatores como a gastronomia, o tour, a acessibilidade, o ambiente, o atendimento, a reputação e a paisagem. E que paisagem, a de infinitos vinhedos verdes sob a Cordilheira dos Andes, não é?!

 

Na lista das melhores dez volta a aparecer a bandeira Argentina com Catena Zapata no sétimo lugar. Mas não fica aí: os nomes argentinos pisam forte ao longo de todo o top 50. Trapiche no 18° lugar, El Enemigo no 24°, a salteña Colomé em 35° e SuperUco em 42°. São seis as bodegas do país do Fim do Mundo entre as cinquenta melhores do planeta.

 

Como já sabemos, a Argentina é um país generoso. E se a melhor experiência vitivinícola está em nossa casa, claro que vamos compartilhá-la. A bodega Zuccardi Valle de Uco está aberta e oferece atividades para todos os sentidos: experimentar os sabores de sua cozinha harmonizando com os melhores vinhos do mundo, admirar a vista panorâmica e fotografar a arquitetura nobre e moderna de sua vinícola são parte do plano.

 

Visitas guiadas e degustações na vinícola

 



As opções para visitar a vinícola e experimentar vinhos no processo são várias. Por um lado, a mais simples: por apenas 10 dólares aproximadamente pode-se percorrer o estabelecimento que, com ou sem taça na mão, tem um encanto imenso.

 

Piedra Infinita foi inaugurada em 2016 pelo arquiteto Fernando Raganato e, como bem indica seu nome, homenageia e simboliza o natural da paisagem que a cerca. Seu design também ganhou uma distinção própria no ano de sua abertura: a vinícola recebeu o Prêmio de Ouro à melhor arquitetura e paisagismo do mundo pelo Best Of Wine Tourism. Respeita o ambiente mendocino convivendo com perfeição com suas formas, cores e texturas. Já se entendeu: levar a câmera é obrigatório.

 

Mas se do elixir da uva se trata -e claro que se trata disso- as opções de degustações são as indicadas. Distinguidas pelos tipos de vinhos escolhidos em cada caso, os preços vão de 20 a 62 dólares aproximadamente, dependendo da série selecionada para degustar: Polígonos (a mais econômica), Valle de Uco, Experiencia Terroir e Fincas, cujos matizes refletem as particularidades de cada vinhedo específico. Em todos os casos se inclui também a visita guiada.

 

Agora, não se esqueça de reservar com tempo -pelo menos com um mês de antecedência- porque não é de se estranhar que os lugares voem.

 

Almoço em seu restaurante aos pés da montanha

 

A recepção ao paladar não podia estar completa sem um bom menu gastronômico. E como melhor vinícola do mundo a qualidade das receitas que protagonizam a harmonização não ficam atrás. O restaurante da vinícola convida a se sentar em alguma de suas mesas aos pés da cordilheira para completar a experiência e viver um banquete de primeira gama.

 

São quatro passos com produtos regionais, sabores locais e toques gourmet: purê de pão tostado e espinafre orgânico, mousse de queijo de cabra e cenouras em escabeche como primeiro prato, cabrito assado com vegetais em diferentes formatos e cocções para seguir, chuleta na brasa com purê de batatas, berinjelas em escabeche e abóbora no forno de barro e marmelo ao Malbec (claro), sorvete de azeite de oliva, alecrim e nozes confeitadas como toque doce. Sua barriga já começou a roncar?

 

As alternativas a escolher são cinco, começando por uma mais econômica sem harmonização (60 dólares aproximadamente) e terminando na opção mais luxuosa na qual podem degustar os vinhos mais premiados da vinícola por 186 dólares.


Fotos: Site oficial e divulgação

Fonte: INPROTUR/AR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.