Pular para o conteúdo principal

Ecoturismo l Roteiro de Observação de Aves será lançado na Costa Verde & Mar

 

 

FLORIANOPOLIS/ SANTA CATARINA -Atividade de Ecoturismo, a Observação de Aves ganha adeptos a cada ano, chegando a mais de 100 mil praticantes, o triplo do registrado nos últimos dois anos, segundo a Avistar Brasil. Os observadores, sejam especialistas ou leigos, terão um roteiro especial com foco na prática na Costa Verde & Mar (SC). O material irá reunir indicações de locais que estão aptos para a observação, profissionais do turismo que poderão auxiliar os praticantes e informações sobre a importância da preservação e de estar em harmonia com a natureza.

 

O Roteiro de Observação de Aves da Costa Verde & Mar é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo (Citmar) formado pelos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. A equipe está em fase de avaliação dos destinos. Com a seleção, é realizada uma visita técnica para reconhecimento dos locais e alinhamento do receptivo aos visitantes. “As pessoas estão buscando cada vez mais contato com a natureza e a observação de aves traz isso na sua essência. Com esse roteiro especial, queremos tornar a prática ainda mais acessível e levar mais informações aos praticantes”, explica a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.


Treinamentos

 

Nessa fase, são promovidos treinamentos para os profissionais de turismo que poderão auxiliar os praticantes. Entre setembro e dezembro serão realizados três eventos focados na vivência da observação de pássaros, as estratégias, formas de receber, troca de informações, entre outros temas importantes para a formação dos guias. Também são ofertadas oficinas com atividades lúdicas para que os empreendedores possam diversificar e diferenciar o seu produto para o ecoturista. O grupo já participou do Curso de Infraestrutura para o Turismo de Observação de Aves aplicado por Tietta Pivatto, uma das mais conceituadas profissionais da área.  “A observação é um meio simples e democrático, e que pode ser praticada por todos, desde o ornitólogo mais experiente até a pessoa que está voltando agora seu olhar para a natureza. Não é necessário equipamentos caros, basta olhar ao seu redor e deixar que as aves te transportem para o mundo delas”, acrescenta Paulo Renato Cadallora, do Instituto Alouatta.

 

Com proximidade para rio, mar e ampla área de mata, a Costa Verde & Mar reúne espécies variadas de pássaros e é considerada uma das regiões mais propícias para a prática. Por ser referência, foi a primeira a propor a realização de um evento de Observação de Aves a distância. Em 2020, diante da situação de pandemia, foram promovidas oito edições com mais de 500 participantes de todo o Brasil e países da Europa, que fizeram a observação sem sair de casa e com orientação de especialistas em sala virtual. A Costa Verde & Mar também possui um Guia de Identificação de Aves, disponível de forma gratuita através do site www.ecoturismocostaverdemar.com.br.

 


Atualização do Roteiro de Ecoturismo e Aventura




 

Os visitantes que não dispensam atividades de Ecoturismo e Aventura terão ainda mais novidades. Está sendo realizado o levantamento dos novos destinos e atrativos que passaram a ser oferecidos a partir de 2021 na Costa Verde & Mar. A equipe está em processo de seleção das atrações e coleta de dados. Após a conclusão, o material será todo atualizado no Roteiro de Ecoturismo e Aventura disponível no portal www.costaverdemar.com.br e nos Centros de Informações Turísticas das nove cidades da região.


 

Cidades da Costa Verde & Mar (SC): Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

 

Crédito das fotos: Clóvis da Luz

 

Martha Kienast

Produtora de Conteúdo

litoral1@grupoodp.com.br

(47) 3346-3797


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.