Pular para o conteúdo principal

IBGE confirma Pernambuco em segundo lugar no ranking nacional de atividades turísticas no primeiro semestre

 

RECIFE/ PERNAMBUCO - A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira (12) pelo IBGE, confirma o bom momento da retomada do turismo no Estado. No acumulado de janeiro a junho deste ano no índice de atividades turísticas, Pernambuco aparece pelo segundo mês consecutivo como vice-líder do ranking nacional, com 85,6% - atrás apenas de Goiás, com 92%. Quando comparado este número com o mesmo período em 2020, o resultado surpreende: o crescimento foi de 26%.

 


Considerando apenas a região Nordeste, o Estado é líder do ranking,  tendo a Bahia com 73,3% e Ceará, com 63,6% no volume total dos primeiros seis meses de 2021.

 

"Nos últimos meses, Pernambuco tem aparecido como um dos Estados com maior volume de atividades turísticas do País. Com os números de casos da Covid-19 em queda e o aumento da vacinação, nossa expectativa é para resultados ainda melhores em breve. Vale salientar que temos também o voo mais procurado do Brasil de janeiro a junho, que é o Guarulhos-Recife. Seguimos na retomada gradual e constante do nosso turismo, sempre respeitando os protocolos sanitários para garantir a saúde da população e dos turistas que aqui chegam", comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 

 

Com relação apenas ao último período analisado pelo IBGE, maio a junho, mais resultados positivos são sentidos. O aumento foi de 13%, acima da média nacional, que ficou em 11,9%.

 

Receita nominal



 

No Índice de Receita Nominal com ajuste sazonal, Pernambuco obteve crescimento de 19,3% no acumulado de janeiro a junho de 2021 em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado dos seis primeiros meses, o Estado figura com o quarto maior incremento do País, com 88,4%, atrás apenas de Goiás (106,1%), Santa Catarina (94,4%) e Bahia (90,6%). Na região Nordeste o Estado segue na vice-liderança, atrás apenas da Bahia, que apresentou incremento de 90,6%.



 

 

FOTOS DE PERÍODO PRÉ-PANDEMIA

---

SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO 

EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)

CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO

ARENA DE PERNAMBUCO

 

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

 

JANAÍNA LIMA, ANA LUÍZA ACCIOLY,  e LUIZ APOLINÁRIO 

Assessores de Comunicação

+55 (81) 3182.8357 

+55 (81) 3182.8397

+55 (81) 3182.8371

 

MATHEUS RIBEIRO

Fotógrafo

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.