SÃO PAULO/ SP - BRASIL -Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens. Uma expectativa de melhora no ambiente de negócios do turismo, para o segundo semestre de 2021, foi percebida em uma pesquisa recente realizada pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Foto: Presidente da BRAZTOA. Roberto Haro Nedelciu - Divulgação)
Uma movimentação interessante também tem acontecido entre as pessoas que já se vacinaram. 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão já em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.
Outro fato que merece destaque é que 82% das operadoras acreditam que a aprovação da Coronavac pela OMS trará efeitos positivos para o turismo já no segundo semestre de 2021.
Longa caminhada
Os empresários sabem que existe uma longa caminhada rumo à recuperação total das vendas e faturamento, mas não obstante os desafios e a gestão de crise que foram tão necessários, este período de parada obrigatória também abriu espaço para uma revisão das estratégias e de modelos de muitos negócios. O setor tem feito sua lição de casa para que, quando o consumidor estiver preparado para embarcar, as empresas possam também estar prontas para dar vazão à imensa demanda de viagens, reprimida no último ano.
"O mercado ganhou novos contornos neste período pós pandemia e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Os destinos e os empreendimentos investiram em equipamentos, processos e treinamentos para receber bem os viajantes e estes, sabem que a segurança deles e das pessoas locais dependem de sua atitude de respeito aos protocolos sanitários também. A flexibilidade nos roteiros e as experiências customizadas se tornaram ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para ter de volta sua liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Isso somado aos avanços da vacinação no Brasil e à aprovação destas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), criam um ambiente propício para a abertura das fronteiras e para que a engrenagem volte a girar, trazendo novas possibilidades para todo nosso setor", diz
Sobre a BRAZTOA
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil.
Em 2020, ano atípico e altamente impactado pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.
A associação também tem realizado, desde o início da pandemia de 2020, um trabalho consistente de gestão de crise, levado informações e orientações ao setor e ao consumidor final e realizado levantamentos mensais de dados sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br
Agência Guanabara
Comentários
Postar um comentário