Pular para o conteúdo principal

Campanha "Todo Brasil é turismo" mostra a abrangência e dimensão do setor

 


SÃO PAULO/ SP - Mostrar o impacto da paralisação do Turismo desde o início da pandemia de Covid-19 é o objetivo da campanha "Todo Brasil é Turismo". Quando uma viagem ou um evento são realizados, mais de 500 atividades econômicas são movimentadas. Sem o turista, empregos e renda deixam de existir. Somente em 2020, 400 mil postos formais de trabalho foram extintos no Turismo, ano em que o setor teve perdas de R$ 290 bilhões*.


Muito além das associações ou interesses específicos de classe, a campanha quer sensibilizar a população sobre os efeitos que a paralisação do turismo tem em toda a cadeia produtiva. O impacto é amplo e irrestrito sem poupar nenhum integrante deste universo.


Nesse contexto, um grupo de associações do turismo com o apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas) lançam amanhã, Dia Nacional do Turismo, a campanha "Todo Brasil é Turismo". "É uma atividade, às vezes invisível para a maioria dos brasileiros, de extrema importância econômica e social para o Brasil", afirma Lilian Carvalho, coordenadora do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas), que cuidará da gestão da campanha. "Turismo não está restrito apenas a atividades diretamente relacionadas, como agências de turismo, hotéis, parques, navios ou eventos. Há milhões de trabalhadores que dependem dessa atividade".


No hotel, sem hóspedes, perde o taxista, sem ter quem transportar; o recepcionista, que não tem quem receber; a cozinheira, com o restaurante fechado; o guia, que não tem a quem oferecer suas explicações; a garçonete da lanchonete do parque não trabalha; o agente de viagens que não faz atendimento; o artista do show não faz sua apresentação.

 

O pontapé inicial da campanha ocorre amanhã, 8 de maio, às 9h, com o lançamento de uma série de vídeos nas redes sociais. O conteúdo mostra, de modo claro e direto, quem perde quando o turista não viaja. A proposta é levar essa mensagem ao maior número de pessoas e sensibilizar a população brasileira para as oportunidades geradas a partir do turismo e para os riscos econômicos e sociais com a paralisação do setor.


A campanha Todo Brasil é Turismo poderá ser vista nas mídias sociais a partir de amanhã, tendo suas mensagens concentradas no perfil de Instagram @todobrasileturismo. O objetivo é valorizar o trabalho da cadeia produtiva do Turismo, que mostra resiliência, mas depende, neste momento, do apoio do poder público em vários aspectos, para ter fôlego e seguir adiante. No Instagram, um link direciona os internautas para engajamento a esta campanha de apoio e valorização a cadeia de turismo e eventos.


Instagram: @todobrasileturismo

 

*Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)


Lilian Carvalho - fgvcemd@fgv.br

Tais Santos - tais@agenciaguanabara.com.br

Izabel Reigada -  izabel.reigada@gmail.com

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.