Pular para o conteúdo principal

Governo federal abre consulta pública para concessão do Parque Nacional do Iguaçu


BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Os interessados em colaborar na construção da proposta de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, já podem enviar suas contribuições ao governo federal. Nesta terça-feira (27.04), o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriram período de consulta pública para a cessão da unidade de conservação à iniciativa privada. A expectativa é de que a futura medida gere um aporte de mais de R$ 500 milhões em infraestrutura e de R$ 3,6 bilhões em investimentos operacionais, gerando emprego e renda para a população local.

 

Com este montante será possível a realização, no prazo de 5 anos, de ações como a estruturação de novos polos de visitação; um novo sistema de transporte, que vai trazer mais eficiência e sustentabilidade ao local; criação de trilhas para pedestres e ciclistas; além de outras melhorias na infraestrutura do parque. As medidas trarão conforto, segurança e uma maior variedade de atrativos turísticos para os turistas e visitantes.

 

Aos 82 anos, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos atrativos naturais mais visitados do país, sendo sede de uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, e referência em infraestrutura turística para quem visita o espaço. Em seus 185 mil hectares de florestas, o atrativo guarda a memória dos ambientes naturais da Região Oeste do Paraná. A memória das paisagens naturais, dos rios e riachos livres, límpidos e cheios de vida protege uma vasta, rara e especial manifestação da fauna e flora da região.

 

Em seu território, o Parque Nacional abriga perto de 400 espécies de aves, 158 espécies de mamíferos, 175 espécies de peixes, mais de duas mil espécies de plantas e mais de 750 espécies de borboletas. Toda essa biodiversidade tornou o parque um Patrimônio Natural da Humanidade, no ano de 1986. Ao todo, em 2020, a unidade recebeu cerca de 650 mil visitantes.

 

Unidade recebeu cerca de 650 mil visitantes no ano de 2020. Crédito: Zig Koch/MTur


Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.