Pular para o conteúdo principal

MTur tem 21 cursos gratuitos com inscrições abertas



BRASILIA/ DISTRITO FEDERAL -Agências de Viagem e Turismo, Libras, inglês, espanhol e Enoturismo e Desenvolvimento Regional. Estes são alguns dos cursos online com inscrições abertas promovidos gratuitamente pelo Ministério do Turismo. Ao todo, 21 capacitações estão disponíveis a profissionais de turismo de todo o Brasil.

 O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, explica que a ampla oferta de cursos é fruto de diversas parcerias firmadas entre o MTur e instituições de ensino de todo o país com o objetivo de promover a qualificação do turismo nacional. “Estamos trabalhando para oferecer cursos gratuitos e de extrema qualidade a nossos profissionais de turismo. Um turismo qualificado é essencial para possibilitar a retomada segura das atividades turísticas”, destaca.

Acordo

Um acordo de cooperação celebrado entre o Ministério do Turismo e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece 20 cursos gratuitos e online a profissionais de turismo ou de outras áreas que desejam se capacitar nos universos temáticos abordados. Entre as qualificações com inscrições abertas estão: Geografia e Turismo; Libras: compreensão básica; Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões; Geografia e Geopolítica na Atualidade; Biologia; Enoturismo e Desenvolvimento Regional; Agências de Viagem e Turismo; Geografia 1 e 2; e Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos, voltado a trabalhadores do segmento de alimentação, como bares e restaurantes.

Inglês

A mesma parceria também disponibiliza seis turmas de inglês, duas turmas de espanhol e duas turmas de português como língua adicional, direcionadas a profissionais de turismo refugiados e imigrantes, além de brasileiros que queiram aprimorar o conhecimento na língua. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho de 2021 no site do IFRS.

 LIBRAS

 A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é tema de outro curso disponibilizado pelo MTur, por meio de acordo firmado com o Instituto de Educação de Rondônia (IERO/Acelibras). A capacitação soma-se aos esforços da Pasta em fortalecer o turismo acessível no Brasil e melhorar a experiência de viajantes que possuem capacidade auditiva reduzida. Intitulado “Libras para atendimento ao público", o curso online e gratuito é direcionado a profissionais de turismo ou de outras áreas, além de estudantes que atuam ou desejam atuar no setor, com foco no atendimento ao turista. As inscrições ficam abertas até o dia 15 de março. Inscreva-se AQUI.

O curso tem carga horária de 120 horas e possui três módulos: contexto histórico-cultural e aspectos linguísticos 1 e 2. O conteúdo é voltado para alunos iniciantes, que aprenderão desde o alfabeto de Libras até à formação de frases e estarão aptos a se comunicarem ao final do curso. Também estão incluídos temas do dia a dia, como profissões, gastronomia, esporte, transporte, natureza, entre outros.

Por Vanessa Castro
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.