BELO HORIZONTE/ MINAS GERAIS -O ano passado, tem de ficar no passado, o 2020 foi um dos mais trágicos da história do turismo, o setor mais afetado no mundo pela pandemia do Covid 19, o coronavírus abriu um buraco enorme na economia das empresas em todos os setores do turismo, hotelaria, companhias aéreas, agências e operadoras de turismo, restaurantes, bares, empresas de transporte rodoviário, todos os setores da economia global, em todos os cinco continentes. O calendário brasileiro contabiliza, há quase um ano, a chegada da Covid-19 em seu território verde e amarelo. Desde março do ano passado, a luta contra esse inimigo invisível é constante e intensa.
Dentro da área econômica, muitos setores sofreram com a infecção viral, contudo, o início de 2021 trouxe boas notícias para a possibilidade de um recomeço.
Ainda que a retomada seja lenta, o volume de receitas do segmento de serviços trouxe resultados positivos: houve o crescimento de 2,6% na comparação entre os meses de outubro e novembro de 2020.
Dados do IBGE
As informações foram divulgadas no dia 13 de janeiro deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Após uma retração de 19% entre março e maio do ano passado, o segmento comemora o sexto mês consecutivo de um avanço no volume de receitas.
No que diz respeito ao turismo, ainda há um longo caminho para se percorrer. Não é de hoje que os dados apontam que o setor é o mais afetado dentro da crise provocada pelo coronavírus. Apesar de contabilizar, igualmente, esse crescimento de receitas ao longo dos últimos meses, ainda nos encontramos 30% abaixo do nível verificado antes da pandemia.
Déficit
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acumulamos um déficit de R$ 261,30 bilhões desde março, sendo o equivalente a quatro meses de faturamento do segmento. Hoje em dia, estamos operando com 42% da capacidade mensal de geração de receitas. Isso desencadeou a perda de 437,9 mil postos formais de trabalho. Sem dúvidas, é uma tragédia que buscamos reverter.
Boa notícia
Apesar dos percentuais negativos, o trade recebeu uma boa notícia recentemente, foi disponibilizado um investimento de R$ 8,3 milhões para 16 estados e o Distrito Federal. A iniciativa partiu do Ministério do Turismo que, com a medida, busca apoiar a reconstrução de campanhas promocionais, tanto de rotas turísticas quanto de produtos regionais, com foco no turismo interno e de curta distância – que tende a ser uma das tendências mundiais para os próximos anos.
O apoio financeiro não isenta a necessidade de manter as regras de biossegurança para garantir a proteção dos turistas e, claro, dos trabalhadores do segmento. Na verdade, apenas reforça a importância de manter os protocolos em dia para que continuemos as nossas atividades de forma segura e responsável.
É válido ressaltar que a retomada de grande parte dos negócios turísticos ainda depende de alguns pontos específicos que devem ser discutidos pelo governo o quanto antes. Para esse primeiro trimestre, por exemplo, é fundamental que haja a postergação do Programa de Refinanciamento de Dívidas (REFIS), que voltaram a ser cobrados.
A fé e esperança de dias melhores virão. O segmento que, em 2018, respondeu por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, sendo o equivalente a US$ 152,5 bilhões, sofreu um tsunami inesperado com a pandemia.
Todos os setores tiveram demissões em grande escala e que impactaram significativamente o corona vírus segmento. O ano de 2021 inicia e a esperança com as vacinas estão dando novo âmbito para o normal voltar a ser normal em todos os setores, assim seja!
Visite Belo Horizonte Edição Brasil
O projeto Visite Belo Horizonte - edição Brasil terá sua quinta edição realizada nos dias 28 a 30 de janeiro , com o objetivo de ampliar a oferta de eventos e negócios na capital mineira e promover o networking do setor, demonstrando todo o potencial belo-horizontino e a hospitalidade mineira.
Com caráter agregador, o projeto envolve várias instituições e parceiros locais, fomentando a economia e a gastronomia criativa da cidade. Belo Horizonte, com o reconhecimento pela UNESCO como Cidade Criativa da Gastronomia, se destaca ainda mais por seu empreendedorismo, movimento, cozinha excepcional, herança cultural privilegiada, aquele famoso “jeito mineiro de ser”. Tudo isso é traduzido no Visite, que acontecerá de forma virtual, com o mesmo objetivo em que foi criado de promover o turismo na capital mineira.
Aberto ao público
Como nas edições anteriores, o projeto é aberto ao público em geral e também direcionado a quinze convidados estratégicos elencados pelo BHC&VB. Em uma inovação dessa edição, os convidados serão agentes de viagens e organizadores de eventos das principais capitais do Brasil. O evento tem sua abertura no dia 28/01, com fala do presidente do BHC&VB, Sr. Jair Aguiar. Nesse encontro serão apresentados a BH Airport, o Sesc Venda Nova, o Minas Tênis Clube, o Mineirão e o Museu do Futebol. No mesmo dia, às 16h, será a apresentação do Complexo da Pampulha, Circuito Liberdade, Cine Theatro Brasil, Centro Cultural Itamar Franco, Palácio das Artes e Serraria Souza Pinto. Será feita às 18h a Cozinha Show com Edson Puiati, no Mercado Central e apresentação dos Restaurantes de Belo Horizonte.
Atividades
No dia 29/01, as atividades começam às 14h, com as apresentações do Actuall Hotel, Expominas BH, Minascentro e Catharina. No mesmo dia será feita as apresentações das feiras e eventos realizados em Belo Horizonte: Expocachaca, Superminas, Exposibram, Feira Nacional do Artesanato, Festival do Queijo Minas Artesanal e Cavalo Mangalarga Marchador. Já os hotéis terão o horário das 18 horas reservado para as suas apresentações. No dia 30, os participantes terão acesso a um conteúdo inédito. Além do público em geral, serão convidados todos os participantes das edições anteriores do VISITE BELO HORIZONTE.
Evento tradicional
Segundo Jair Aguiar Neto, presidente do Belo Horizonte Convention&Visitors Bureau, o Visite Belo Horizonte já está se tornando um evento tradicional para atrair demanda turística qualificada para a cidade, através da visita de grandes realizadores de eventos do Brasil. “Dian. te da impossibilidade trazê-los presencialmente devido a pandemia, que ainda estamos vivenciando, vamos transpor as montanhas que nos cercam e levar Belo horizonte até eles utilizando o meio virtual. Essa edição online já é um sucesso, pois permitirá que mais pessoas tenham acesso a essa experiência e vejam como somos uma excelente escolha como destino de eventos”, afirma
Praça da Liberdade, onde BH começou em 1897
Para Hernani Castro, secretário executivo do Belo Horizonte Convention&Visitors Bureau, esse é um importante projeto para fomentar o destino BH e seus arredores, com objetivo de captar eventos e projetos. “As quatro primeiras edições cumpriram sua missão e estamos bastante satisfeitos com o retorno. Vamos apresentar BH com seus atrativos, locais para realização de eventos, toda nossa estrutura, hotéis, restaurantes, parques e museus”, comenta. O Visite Belo Horizonte é realizado pelo Belo Horizonte Convention&Visitors Bureau, gestão da Espaço Ampliar e patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Belotur. Todas as transmissões das lives serão no Facebook: https://www.facebook.com/BeloHorizonteCVB.
A programação completa está no site http://www.eventovisitebelohorizonte.com.br/
Coluna Minas TURISMO Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
informações para sergio51moreira@bol.com.br
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