Pular para o conteúdo principal

CADASTUR no Maranhão teve 641 cadastros em 2020

 


SÃO LUIS/ MARANHÃO -Mesmo em um ano atípico, o balanço de ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) demostra avanços para o setor turístico. Um dos dados relevantes foram os 641 novos cadastros e renovações em 2020 no CADASTUR. 

 

Gerenciada no Maranhão pela SETUR, a plataforma nacional do CADASTUR é o sistema gratuito de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam com o turismo, formalizando e legalizando estes prestadores de serviços junto ao Ministério de Turismo.

 

 

Vantagens

 

Ter a empresa cadastrada e em situação regular no Cadastur possui algumas vantagens como a participação em programas de qualificação e acesso a financiamento específicos para o turismo por meio de bancos oficiais. Além de ganhar visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal dando credibilidade e demonstrado que a empresa/profissional está operando de acordo com as leis brasileiras. 

 

O Cadastro é obrigatório aos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismo e transportadora turística.

 

Atendimentos remotos


O secretário de Turismo, Catulé Júnior, explica que a Setur continuou trabalhando durante a pandemia. “Mesmo durante o lockdown seguimos prestando atendimentos remotos e realizando cadastros de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, formalizando e legalizando prestadores de serviços”, explicou o secretário Catulé Junior.

 

As vantagens da formalização eram repassadas aos prestadores de serviço, via telefone e e-mail, informando, dentre outras coisas, sobre os editais de auxílio financeiro que o Governo do Maranhão lançou ao trade turístico que tinha como critério a formalização na plataforma.

 

Editais lançados durante a pandemia

 

No início da pandemia, a Setur lançou editais para guias de turismo, restaurantes e hotéis por meio dos Programa “Tour Ilha do Tesouro”, “Desvenda Maranhão” e “City Tour de Encantos”, que tinham como critério obrigatório a inscrição regular e atualizada no Cadastur.

 

De acordo com a técnica do CADASTUR no Maranhão, Thaís Silva, os números foram significativos. “Apesar de não conseguirmos, como todo ano, fazer o trabalho presencial do CADASTUR, indo aos municípios fazer a sensibilização direta, ainda assim, conseguimos um número bem significativo no registro de estabelecimentos cadastrados”, afirma a técnica da SETUR.  

 

641 novos cadastros e renovações em 2020 no Cadastur (Foto: Divulgação)

Regionalização

 

A assessora técnica da regionalização, Karlla Santos, ressalta que o Cadastur é um critério fundamental para o novo remapeamento. “Os municípios que tiverem interesse em integrar o Mapa do Turismo, devem ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur”, esclarece.

 

De acordo com o novo planejamento da Setur para 2021, os setores da Regionalização e Cadastur estarão ainda mais unidos, caminhando para o novo remapeamento e buscando alavancar a retomada do turismo no estado.


Fonte: Agência de notícias do Maranhão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.