Pular para o conteúdo principal

O que esperar do turismo nos próximos meses? Por Natasha de Caiado Castro*, CEO da Wish International

 

 

SÃO PAULO/SP - BRASIL - A pandemia da COVID-19 pegou em cheio diversos segmentos econômicos no mundo todo. No entanto, nenhum deles foi tão duramente afetado como Turismo de forma geral – seja o de lazer ou o corporativo. As empresas viram suas atividades pararem por completo e podemos dizer que o mercado hibernou. Com a velocidade de propagação do vírus diferente, e em momentos distintos em cada canto do mundo, algumas nações se revezaram na posição de adotar o lockdown, de abrir fronteiras, de retomar as atividades do comércio. Mas o Turismo continuou em silêncio.


Porém, com uma considerável diminuição no volume de mortes e os movimentos da economia em curso, o Turismo começou a dar sinais de retomada. Devagar, as aeronaves começaram a voltar para os ares, os hotéis iniciaram sua reabertura de portas e as pessoas, além de estarem cansadas de ficar dentro de casa, começaram a sentir um pouco mais de segurança para viajar, com a adoção dos vários protocolos sanitários e de proteção contra o vírus ditados pelos órgãos competentes.

De acordo com um dos nossos Thinkers, o médico imuno oncologista Kald Abdallah, que atualmente é Líder Global de Relacionamento Médico da Farmacêutica Bristol Myers Squibb, enquanto não houver uma vacina, o mundo poderá passar por 14 ondas de Covid-19. No momento, o Brasil ainda enfrenta a primeira onda e, por isso, as notícias mudam a cada dia, o que não nos permite fazer grandes previsões sobre como será o cenário do turismo no mundo nos próximos meses.

O que se vê hoje

Tanto no Brasil, quanto no mundo, o que se vê é um movimento das pessoas fazendo pequenas viagens, normalmente de carro, para locais próximos. Na Europa, há muito “bate e volta” para cidades vizinhas de outros países. À medida que a segurança aumenta e notícias sobre o número de casos se torna um pouco mais animadora, as pessoas arriscam um pouco mais e vão para locais um pouco mais distantes. Mas ainda assim em um volume ínfimo perto do que o turismo tem capacidade de movimentar.

Em nosso país, estamos chegando à temporada de férias de verão, na qual o turismo tradicionalmente registra um período bastante aquecido, tanto sob o ponto de vista nacional quanto internacional. Porém, para este ano, fazer um diagnóstico preciso sobre como ficará este cenário será um grande desafio. O que eu arrisco a dizer é que já existe um grande movimento de procura por reservas em hotéis, resorts e compras de passagem aérea para os meses de dezembro e janeiro, mas com foco nos destinos nacionais e regionais.

Desta vez, não acredito que as viagens internacionais terão tanta força, principalmente porque a Europa está vivendo uma nova onda de COVID-19 e várias medidas de restrição estão sendo tomadas. Fora o fato de que ainda há muita gente com receio de contaminação, o que é verdade, já que a pandemia continua entre nós.

Final de ano

Para este final de ano e início de 2021, eu vislumbro um turismo local aquecido, que pode trazer uma parte das receitas perdidas ao longo do ano para o setor no Brasil. Mas retomada, mesmo, eu solto a informação aqui e saio correndo: setembro do próximo ano. Quem estiver preparado, vai encarar uma demanda reprimida que vem mais forte do que onda da COVID-19. Estejamos preparados para bons ventos. 

*Natasha de Caiado Castro é Ceo da Wish International, empresa especializada nos segmentos de MICE – Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions – e IDX – Innovation and Disruptive ExperienceSobre a Wish International - Criada há mais de três décadas, a Wish é reconhecida como um dos principais players internacionais no mercado de MICE (Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions) e na área de IDX – Innovation and Disruptive Experience. 

Uma empresa que constrói conexões relevantes entre pessoas, marcas e conteúdos. Com planejamento criativo, conteúdo e execução cuidadosa, a Wish transforma viagens de incentivo, convenções, exposições, lançamentos de produtos, treinamento in-company e imersão em inovação em experiências únicas, encantadoras e mágicas. Sua estrutura conta com escritórios nos Estados Unidos, França e Brasil, além de uma grande malha de parceiros internacionais, viabilizando projetos diferenciados em qualquer parte do mundo.

 

Natasha de Caiado Castro 

Divulgação 

 

Tuka Pereira - Atendimento

(11) 99426-7117

tuka.pereira@digitaltrix.com.br 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.