Pular para o conteúdo principal

FESTURIS CONNECTION discute retomada do turismo, hospitalidade e criatividade

 

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Em seu primeiro dia, o FESTURIS CONNECTION promoveu na terça-feira (4) grandes debates sobre a retomada do turismo, a nova hospitalidade, a importância da cooperação e do marketing para o setor no pós-pandemia. A conexão entre Brasil e Portugal reuniu grandes nomes do setor público, empresarial e especialistas dos dois países.

 


Na abertura, os CEOs do FESTURIS Eduardo Zorzanello e Marta Rossi - apresentadores do evento online - receberam o Prefeito de Gramado, FEDOCA Bertolucci para as boas-vindas aos participantes. Antes disso os inscritos fizeram um tour pelo belíssimo Castelo Saint Andrews, espaço que está sediando os estúdios do FESTURIS CONNECTION.

 

O painel de abertura foi ministrado pelo Diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a América Latina, Alejandro Varella, que apresentou uma análise do impacto da pandemia no cenário turístico. No primeiro quadrimestre deste ano, a atividade turística teve uma queda de 44% em todo o mundo - situação que acaba se agravando conforme aumenta o período de restrições.

 

Segundo Varella, a OMT está colocando a saúde pública como prioridade e aponta que o TURISMO INTERNO será um dos primeiros estágios para a retomada. “Como a maioria dos destinos, estamos tentando trabalhar no tema das restrições e podem contar conosco para o que precisarem. O turismo interno é nossa fortaleza e é o que vai nos servir para sair desta etapa difícil”, destacou.

 

Políticas públicas para a retomada do turismo

 

Neste painel, o evento contou com as palestras do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, que esteve representando o Ministério do Turismo do Brasil. Na ocasião, Araújo falou sobre o trabalho português para se tornar o melhor destino do mundo e como o país está agindo para a reabertura do turismo.

 

William França trouxe o assunto para o cenário brasileiro e apresentou as medidas que vêm sendo adotadas pelo MTur. Ele destacou a importância de fortalecer o turismo doméstico, especialmente através do incentivo ao transporte rodoviário. Também citou o trabalho realizado em conjunto à EMBRATUR para a promoção do turismo regional, fazendo com que o brasileiro conheça o Brasil. França complementou enfatizando as MPs criadas em benefício ao setor e o Selo Turismo Responsável.

 

A cultura da cooperação para recuperação dos destinos

 

Enquanto entidade preocupada com o desenvolvimento, a SICREDI Pioneira levou ao FESTURIS CONNECTION um painel para mostrar a importância da cultura da cooperação para a recuperação do turismo. Diretor executivo da SICREDI, Solon Stapassola Stahl destacou a necessidade de um mindset de colaboração para reinventar o ecossistema do turismo. “A cada crise que passa - e não é a última - o que precisamos é estar mais fortes. A competição é saudável quando acontece na competição. Cooperar competindo é necessário, e um exemplo disso são os roteiros turísticos”, disse Solon.

 

Hospitalidade, turismo doméstico e o novo bem receber

 

Neste painel moderado pelo Diretor da Rede Dall’Onder de Hotéis, Tarcísio Michelon, os palestrantes discutiram como a hospitalidade o turismo doméstico devem se apresentar no pós-pandemia. Grandes ícones do turismo e da hotelaria participaram do bate-papo e trouxeram importantes contribuições.

 

 

Diretor do Grupo Casa Hotéis, Luciano Peccin, que também é idealizador do Natal Luz, destacou a importância da criatividade e da personalização dos serviços. “Não é só a beleza, precisamos de algo mais, aperfeiçoar o carinho e a atenção. Atenda melhor, receba melhor e sorria pelos olhos - isso precisa ser visto”, disse.

 

Guilherme Paulus

 

Fundador do Grupo CVC e da Rede GJP, Guilherme Paulus disse que os protocolos de segurança aqui são superiores aos da Europa, o que favorece na recepção de visitantes. “Nosso papel é dar garantia ao turista com toda qualidade e protocolos, cuidando do cliente e dos colaboradores. O consumidor precisa sentir confiança”, ressaltou.

 

Márcio Favilla

 

O economista Márcio Favilla foi outro a participar do painel, trazendo dados e uma visão de cenário para o turismo doméstico. “É uma grande oportunidade para que o turismo doméstico possa se revelar e surpreender muitos brasileiros que não tinham mais o costume de viajar pelo país”, disse.

 

Estratégias de Place Branding e marketing para o turismo

 

No último painel do primeiro dia do FESTURIS CONNECTION, tivemos exemplos de estratégias que dão certo no fortalecimento de duas marcas importantes do turismo mundial: Portugal e Gramado. A pandemia acelerou o processo de transformações e digitalização do mundo, o que também se estende ao turismo que precisou se reinventar rapidamente.

 

Diretor do Turismo de Portugal Bernardo Cardoso

 

Para o Diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, o trabalho estratégico e com propósito pode qualquer destino vencedor. “Quisemos sair da caixa. Um país não deve apenas vender produtos - deve melhorar a vida das pessoas e ter um propósito. O propósito de Portugal é tratar bem as pessoas. Saímos do offline para o online e passamos da propaganda para as histórias e do foco do produto para as pessoas”, resumiu Bernardo.

 

Presidente da GRAMADOTUR Rafael Carniel

 

Por fim, o presidente da GRAMADOTUR, Rafael Carniel destacou a trabalho amparado em dados realizado pelo destino Gramado - inclusive citando o sistema “Smart Tracking” desenvolvido para levar mais segurança aos turistas.  Ele também afirmou a importância de ações de branding. "A marca de um lugar não é uma ação governamental - é uma ação de longo prazo, um plano de estado, um plano de pessoas", completou.

 

EVENTO CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

 

15h00 | Perspectiva para a retomada do turismo no MERCOSUL:

 

Germán Cardoso – Ministro do Turismo do Uruguai (gravado)

Alexandre Gehlen – Presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Diretor Geral da Rede Intercity de Hotéis (presencial)

Amanda Bonotto Paim - Coordenadora de Turismo do Sebrae/RS (presencial)

Rafael Carniel – Presidente da Gramadotur (presencial - Moderador)

 

16h20 | Espaço do Patrocinador

 

16h30 | Turismo rodoviário doméstico, internacional e em regiões de fronteira

 

Claiton Armelin – Diretor Nacional de Produtos Terrestres da CVC Corp (online)

Carlos Pera – Presidente da Associação Uruguaia de Agentes de Viagens/AUDAVI (online)

José Pedro Teixeira - Diretor de Operações do Grupo JMT/Planalto Transportes (presencial - Moderador)

 

 

17h30 | Turismo regional como oportunidade para a recuperação dos destinos

 

Rodrigo Lorenzoni – Secretário de Des. Econômico e Turismo do RGS (presencial)

João Jacob Mehl – Presidente da Paraná Turismo (online)

Leandro Mane Ferrari – Presidente da Agência de Des. do Turismo de Santa Catarina (Santur) (online)

Rodrigo Ferri Parisotto – Secretário de Turismo de Bento Gonçalves (presencial - Moderador)



 

FONTE:

Gerente de Comunicação

Gustavo Bauer <gustavo@rossiezorzanello.com.br>

Assunto: FESTURIS CONNECTION discute retomada

do turismo, hospitalidade e criatividade no primeiro dia

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.