Pular para o conteúdo principal

FESTURIS CONNECTION discute retomada do turismo, hospitalidade e criatividade

 

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Em seu primeiro dia, o FESTURIS CONNECTION promoveu na terça-feira (4) grandes debates sobre a retomada do turismo, a nova hospitalidade, a importância da cooperação e do marketing para o setor no pós-pandemia. A conexão entre Brasil e Portugal reuniu grandes nomes do setor público, empresarial e especialistas dos dois países.

 


Na abertura, os CEOs do FESTURIS Eduardo Zorzanello e Marta Rossi - apresentadores do evento online - receberam o Prefeito de Gramado, FEDOCA Bertolucci para as boas-vindas aos participantes. Antes disso os inscritos fizeram um tour pelo belíssimo Castelo Saint Andrews, espaço que está sediando os estúdios do FESTURIS CONNECTION.

 

O painel de abertura foi ministrado pelo Diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT) para a América Latina, Alejandro Varella, que apresentou uma análise do impacto da pandemia no cenário turístico. No primeiro quadrimestre deste ano, a atividade turística teve uma queda de 44% em todo o mundo - situação que acaba se agravando conforme aumenta o período de restrições.

 

Segundo Varella, a OMT está colocando a saúde pública como prioridade e aponta que o TURISMO INTERNO será um dos primeiros estágios para a retomada. “Como a maioria dos destinos, estamos tentando trabalhar no tema das restrições e podem contar conosco para o que precisarem. O turismo interno é nossa fortaleza e é o que vai nos servir para sair desta etapa difícil”, destacou.

 

Políticas públicas para a retomada do turismo

 

Neste painel, o evento contou com as palestras do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e do Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, que esteve representando o Ministério do Turismo do Brasil. Na ocasião, Araújo falou sobre o trabalho português para se tornar o melhor destino do mundo e como o país está agindo para a reabertura do turismo.

 

William França trouxe o assunto para o cenário brasileiro e apresentou as medidas que vêm sendo adotadas pelo MTur. Ele destacou a importância de fortalecer o turismo doméstico, especialmente através do incentivo ao transporte rodoviário. Também citou o trabalho realizado em conjunto à EMBRATUR para a promoção do turismo regional, fazendo com que o brasileiro conheça o Brasil. França complementou enfatizando as MPs criadas em benefício ao setor e o Selo Turismo Responsável.

 

A cultura da cooperação para recuperação dos destinos

 

Enquanto entidade preocupada com o desenvolvimento, a SICREDI Pioneira levou ao FESTURIS CONNECTION um painel para mostrar a importância da cultura da cooperação para a recuperação do turismo. Diretor executivo da SICREDI, Solon Stapassola Stahl destacou a necessidade de um mindset de colaboração para reinventar o ecossistema do turismo. “A cada crise que passa - e não é a última - o que precisamos é estar mais fortes. A competição é saudável quando acontece na competição. Cooperar competindo é necessário, e um exemplo disso são os roteiros turísticos”, disse Solon.

 

Hospitalidade, turismo doméstico e o novo bem receber

 

Neste painel moderado pelo Diretor da Rede Dall’Onder de Hotéis, Tarcísio Michelon, os palestrantes discutiram como a hospitalidade o turismo doméstico devem se apresentar no pós-pandemia. Grandes ícones do turismo e da hotelaria participaram do bate-papo e trouxeram importantes contribuições.

 

 

Diretor do Grupo Casa Hotéis, Luciano Peccin, que também é idealizador do Natal Luz, destacou a importância da criatividade e da personalização dos serviços. “Não é só a beleza, precisamos de algo mais, aperfeiçoar o carinho e a atenção. Atenda melhor, receba melhor e sorria pelos olhos - isso precisa ser visto”, disse.

 

Guilherme Paulus

 

Fundador do Grupo CVC e da Rede GJP, Guilherme Paulus disse que os protocolos de segurança aqui são superiores aos da Europa, o que favorece na recepção de visitantes. “Nosso papel é dar garantia ao turista com toda qualidade e protocolos, cuidando do cliente e dos colaboradores. O consumidor precisa sentir confiança”, ressaltou.

 

Márcio Favilla

 

O economista Márcio Favilla foi outro a participar do painel, trazendo dados e uma visão de cenário para o turismo doméstico. “É uma grande oportunidade para que o turismo doméstico possa se revelar e surpreender muitos brasileiros que não tinham mais o costume de viajar pelo país”, disse.

 

Estratégias de Place Branding e marketing para o turismo

 

No último painel do primeiro dia do FESTURIS CONNECTION, tivemos exemplos de estratégias que dão certo no fortalecimento de duas marcas importantes do turismo mundial: Portugal e Gramado. A pandemia acelerou o processo de transformações e digitalização do mundo, o que também se estende ao turismo que precisou se reinventar rapidamente.

 

Diretor do Turismo de Portugal Bernardo Cardoso

 

Para o Diretor do Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso, o trabalho estratégico e com propósito pode qualquer destino vencedor. “Quisemos sair da caixa. Um país não deve apenas vender produtos - deve melhorar a vida das pessoas e ter um propósito. O propósito de Portugal é tratar bem as pessoas. Saímos do offline para o online e passamos da propaganda para as histórias e do foco do produto para as pessoas”, resumiu Bernardo.

 

Presidente da GRAMADOTUR Rafael Carniel

 

Por fim, o presidente da GRAMADOTUR, Rafael Carniel destacou a trabalho amparado em dados realizado pelo destino Gramado - inclusive citando o sistema “Smart Tracking” desenvolvido para levar mais segurança aos turistas.  Ele também afirmou a importância de ações de branding. "A marca de um lugar não é uma ação governamental - é uma ação de longo prazo, um plano de estado, um plano de pessoas", completou.

 

EVENTO CONTINUA NESTA QUARTA-FEIRA:

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

 

15h00 | Perspectiva para a retomada do turismo no MERCOSUL:

 

Germán Cardoso – Ministro do Turismo do Uruguai (gravado)

Alexandre Gehlen – Presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Diretor Geral da Rede Intercity de Hotéis (presencial)

Amanda Bonotto Paim - Coordenadora de Turismo do Sebrae/RS (presencial)

Rafael Carniel – Presidente da Gramadotur (presencial - Moderador)

 

16h20 | Espaço do Patrocinador

 

16h30 | Turismo rodoviário doméstico, internacional e em regiões de fronteira

 

Claiton Armelin – Diretor Nacional de Produtos Terrestres da CVC Corp (online)

Carlos Pera – Presidente da Associação Uruguaia de Agentes de Viagens/AUDAVI (online)

José Pedro Teixeira - Diretor de Operações do Grupo JMT/Planalto Transportes (presencial - Moderador)

 

 

17h30 | Turismo regional como oportunidade para a recuperação dos destinos

 

Rodrigo Lorenzoni – Secretário de Des. Econômico e Turismo do RGS (presencial)

João Jacob Mehl – Presidente da Paraná Turismo (online)

Leandro Mane Ferrari – Presidente da Agência de Des. do Turismo de Santa Catarina (Santur) (online)

Rodrigo Ferri Parisotto – Secretário de Turismo de Bento Gonçalves (presencial - Moderador)



 

FONTE:

Gerente de Comunicação

Gustavo Bauer <gustavo@rossiezorzanello.com.br>

Assunto: FESTURIS CONNECTION discute retomada

do turismo, hospitalidade e criatividade no primeiro dia

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.