Pular para o conteúdo principal

As "Lives" do FESTURIS surgiram enfrentando o cenário nefasto do COVID 19


 

GRAMADO/RIO GRANDE DO SUL - BRASIL - Quando nos propusemos a realizar um evento online exclusivo durante a pandemia, tivemos que ser criativos e corajosos para andarmos na contramão do cenário nefasto que nos era apresentado. O turismo e os eventos foram profundamente atingidos pelo COVID-19. (Foto acima: Diretor do FESTURIS Eduardo Zorzanello)

 

De forma repentina, o otimismo que tínhamos para 2020 acabou devastado por um inimigo invisível. O Turismo, que representa 10.4% do PIB mundial e emprega mais de 320 milhões de pessoas, deve sofrer um impacto negativo superior a USD 2.5 trilhões na economia, com a possibilidade de perdas de mais de 80 milhões de empregos.

 

Contexto caótico

 

Diante deste contexto caótico e da iminente necessidade de replanejamento e de reinvenção, agimos para criar e colaborar com novas estratégias para a reconstrução do setor turístico. Foi com este propósito que surgiu o FESTURIS CONNECTION, com a primeira edição realizada em agosto, e que provocou conexões internacionais entre quatro nações para discutir soluções e boas práticas para a retomada do turismo. Houve um engajamento coletivo e uma troca muito importante de experiências entre  Brasil, Portugal, Uruguai e Estados Unidos. Cada país com a sua situação específica, em fases diferentes de enfrentamento à pandemia. Nossa intenção foi trazer ao Brasil aquilo que estava dando certo no exterior e vice-versa.

 

Conexão com Portugal

 

Na conexão com Portugal, país que se reinventou no Turismo e que passou a ser um modelo inspirador, políticas públicas, com ações relevantes para a sobrevivência das empresas, políticas de incentivo e adequações na promoção e serviços para Turismo, foram amplamente discutidos. Também destacou-se a cultura de cooperação voltada à recuperação dos destinos, assim como a relevância da tecnologia e da inovação como vetores de desenvolvimento do setor, com abordagem das estratégias de place branding e da plataforma de marketing para o turismo. 

 

Conexão com o Uruguai

 

No segundo dia, nos conectamos com o Uruguai, com a análise de um novo perfil de consumidor e a discussão dos caminhos para acelerar o processo de reaquecimento do setor. Foi dado ênfase à necessidade de investimentos no turismo regional e de curta distância, de maneira a movimentar a economia, com o fortalecimento do conceito de hospitalidade e o bem-receber. No terceiro, a conexão de encerramento foi entre Brasil e Estados Unidos, que teve como foco o mercado de eventos e entretenimento, áreas onde os americanos são referência. Discutiu-se muito a retomada destas atividades com respeito e observação aos protocolos sanitários.

 

Primeiro passo

 

Sabemos que foi um primeiro passo de muitos que ainda serão dados. Mas ficamos extremamente felizes e satisfeitos com o retorno de participantes e palestrantes. Conseguimos fazer do FESTURIS CONNECTION um agente transformador e uma estréia para Gramado como destino preparado para produzir eventos usando a tecnologia e a inovação como diferenciais que podem viabilizar parte da recuperação do mercado.

 

Inscrição

 

Foram 395 inscritos de 18 estados brasileiros e de países como Chile, Colômbia, Peru, Uruguai e Estados Unidos. 12 horas de transmissão de conteúdo em três dias de evento. 10 painéis temáticos relacionados ao turismo, hotelaria, eventos, entretenimento, transporte e outros setores. 28 painelistas e oito moderadores que conduziram o sucesso do evento. Também tivemos um grande alcance e repercussão nas redes sociais e imprensa, bem como um papel social fundamental, pois revertemos parte da renda com a venda dos ingressos ao Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado.

 

Resultados

 

Estes resultados nos fazem acreditar que sim, é possível criar, inovar e ousar em tempos de crise para abrir caminhos para novas oportunidades e outros modelos de negócios. Acima de tudo, somos empreendedores e temos a coragem em nosso DNA. O Brasil é e continuará sendo uma terra de oportunidades. Mesmo com todas as dificuldades que existem hoje para a produção de eventos presenciais, nossa empresa e a marca FESTURIS encontraram novos rumos para prosseguir com seu crescimento e desenvolvimento, mantendo as bases sólidas de sua missão, que é contribuir para a reconstrução do setor e de ampliar a visão para promover e valorizar cada vez mais o que nosso País tem de melhor como força para a recuperação da economia.

 

Segundo FESTURIS CONEXION

 

Por isso é que já estamos trabalhando o segundo FESTURIS CONNECTION, que vai acontecer em outubro, novamente em formato híbrido, com experiência multi hub e várias novidades. O tema do evento será O Futuro da Alimentação e da Gastronomia – origem, mesa, turismo. Numa nova conexão internacional, agora com países da América Latina, vamos debater os horizontes do desenvolvimento do agronegócio, da indústria de alimentos, dos produtos de origem, da gastronomia, dos festivais e do turismo.

 

Somos resilientes e otimistas

 

Mesmo neste período de incertezas, não podemos esmorecer e perder a esperança. Somos resilientes e otimistas, capazes de propiciar a transformação de um mundo melhor para as gerações futuras. Que esta crise nos sirva de estímulo à inovação e ao empreendedorismo – pois será com eles que construiremos as saídas para recuperar todo o impacto vivido em 2020.

 

Por Eduardo Zorzanello

(CEO da Rossi & Zorzanello

Feiras e Empreendimentos)

 

FONTE: Gerente de Comunicação

Gustavo Bauer

t    +55 (54) 3286.3313 / (54) 99187.8585

e   gustavo@rossiezorzanello.com.br

w  www.rossiezorzanello.com.br

 

 

 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.