Pular para o conteúdo principal

Hotéis, restaurantes e parques de Gramado continuam abertos

 

 

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL -O anúncio de que a Serra Gaúcha receberia bandeira vermelha, dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo do Rio Grande do Sul, sexta-feira (3), fez com que alguns turistas cancelassem reservas em hotéis em Gramado no último final de semana. Na segunda-feira (6), porém, o Estado reconsiderou a decisão e manteve Gramado e região com a bandeira laranja, o que permite o funcionamento de parques, restaurantes, lojas e hotéis (com ocupação de até 70%), entre outras atividades econômicas. ( Foto: Carlos Borges ).

 

A decisão foi bem recebida por autoridades, empresários e trabalhadores, especialmente pelo fato do município registrar poucos casos positivos de coronavírus e adotar medidas de distanciamento

social desde o início da pandemia, na segunda quinzena de março. Além disso, julho sempre foi um dos períodos de alta temporada turística de Gramado, atividade que responde por cerca de 85% da economia local.


Secretário de Turismo de Gramado, Rafael Carneil ( Foto: Miron Neto )

 

Apesar da bandeira laranja, o secretário de Turismo Rafael Carniel faz um alerta aos visitantes: "Estamos abertos, mas isso não significa que podemos andar descuidados". Ele lembra que o Estado está na 27ª semana do ciclo epidemiológico, com temperaturas baixas e que sempre inspira cuidados para as síndromes gripais. "Pedimos para que as pessoas sigam rigorosamente os protocolos estabelecidos, com distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, e que busquem a ferramenta smart tracking, que pode colaborar para diminuir a cadeia de contágio",

afirma Carniel. O smart tracking, aliás, é de uso obrigatório em todos os estabelecimentos de Gramado.

 

Durante os finais de semana, a Prefeitura de Gramado realiza barreiras sanitárias nas duas principais entradas da cidade. Nas abordagens, profissionais entrevistam ocupantes de veículos e orientam sobre o uso de máscara em locais públicos e estabelecimentos comerciais, sugerindo

evitar aglomerações. Na abordagem, também é feita a verificação de temperatura corporal, com termômetro infravermelho.


Novos roteiros

 

Paralelamente aos cuidados com a segurança de moradores e visitantes, a Secretaria de Turismo de Gramado aposta em novos roteiros ao ar livre, criando novos atrativos. Na última sexta-feira (3), foi lançado sete roteiros de cicloturismo. Os diferentes passeios turísticos oferecem a

experiência de pedalar por paisagens do interior, conhecer comunidades e sabores da gastronomia local, além de pontos praticamente não visitados por pessoas que não são da região.

 

Cada rota é sinalizada com placas indicativas, para melhor navegação e segurança durante o trajeto. Também possui classificação, dividida em quatro categorias, que são severidade do meio, orientação do percurso, condições do terreno e intensidade do esforço físico.


A atual bandeira laranja da região de Gramado vai até o dia 13 de julho. Na próxima sexta-feira (10), o Governo do Estado realiza uma nova avaliação das condições da Covid-19.


Adriano Frauches - Reg. 8170

 Insider 2 Comunicações_

 Tel: (51) 3346.4099 / 9 9953.3762

 adriano@insider2.com.br 

 


 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.