Pular para o conteúdo principal

Gramado se prepara para estar florida também no inverno

 

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - O Inverno se aproxima em Gramado. Sendo a estação mais fria do ano e também um grande atrativo para o turismo no município, as flores, com suas diversas cores, não são deixadas de lado.

 

O Horto Municipal Oscar Knorr vem enfrentando e superando adversidades para deixar a cidade florida. A pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) fez com que muitas mudanças e adequações tivessem que ser feitas para preservar a saúde da população e dos trabalhadores. Entretanto, não foi somente este o contratempo de 2020: a forte estiagem dos últimos meses trouxe e ainda traz consequências para a agricultura do Estado. E a seca também atingiu os jardins públicos do município.

 

Neste sentido, a grave estiagem que atingiu o Estado castigou também as flores da cidade e obrigou a aumentar a demanda de produção de mudas que possuem um tempo hábil entre a semeadura até o plantio no canteiro. O Covid-19 também trouxe ainda mudanças no fluxo natural de trabalho da equipe, visto que, por razões de saúde, alguns funcionários precisaram ser afastados por serem considerados de grupos de risco. O conjunto destes fatos trouxe mudanças e adequações que precisaram ser implantadas dentro do sistema de trabalho da equipe.


Muitos cuidados

 

Gramado possui um grande número de canteiros em vários locais, como ruas, avenidas, rótulas e diversos espaços públicos. “Eles necessitam de cuidado o ano inteiro e ainda assim, podem ocorrer alterações no regime de chuvas que influem diretamente na durabilidade das flores de estação, o que leva a um maior número de intervenções de plantio e replantio, além de sobrecarregar a demanda habitual de irrigação com água não potável efetuada com caminhão-pipa”, afirma Márcio Pottratz, coordenador do Horto.

 

O Horto Municipal está efetuando o plantio das flores do inverno em diversos pontos. Entre as espécies que embelezarão as ruas gramadenses, estão as petúnias, flor de mel, cravinas, bellis, calêndulas, boca de leão e amor-perfeito, de várias cores e formatos – que farão parte do colorido da cidade. “Frente a todas as adversidades, a retomada dos trabalhos ainda é gradativa e contamos com a compreensão e sensibilidade por parte da população. Estamos trabalhando com afinco para transformar Gramado no imenso jardim, a fim de fidelizar o que está grafado em seus pórticos: Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado.”

 

 

Texto: Fernanda Fauth

 

Foto: Sophia Dienstmann


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.