Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado cria programa para a retomada gradual das atividades turísticas.


 

RIO DE JANEIRO/BRASIL - O Governo do Estado lançou no sábado (06/06) o programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, que vai auxiliar na retomada gradual das atividades turísticas fluminenses durante a pandemia da COVID-19. O selo - elaborado pela Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Saúde - orienta empresas do setor a adotar em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Na sexta-feira (05/06), publicamos no Diário Oficial o decreto que vai revitalizar novamente o turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com o selo, o turista fica informado sobre os serviços turísticos que estão seguindo as regras para evitar a propagação do novo corona vírus -

ressaltou o governador Wilson Witzel.

 

Os prestadores de serviços turísticos devem se cadastrar no site:

www.turismoconscienterj.com.br  para ter acesso ao manual "10 Mandamentos para o Turismo Consciente", onde há os critérios para obter do selo.

 

Os estabelecimentos interessados devem se cadastrar, atestando, por auto declaração, que se comprometem a cumprir todos os critérios estipulados. A idéia é ter disponível, no site,

informações rápidas e diretas para que o público consumidor identifique, em cada localidade, quais prestadores de serviços turísticos estão, rigorosamente, cumprindo as regras impostas.

 

Entre os critérios para obter do selo estão a obrigatoriedade do distanciamento social de no mínimo 1 metro; uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal, tanto por parte dos profissionais quantos pelos clientes; e limpeza e

higienização de ambientes.

 

A capacitação dos profissionais das empresas para que possam seguir os protocolos sanitários vigentes e a vigilância na saúde dos funcionários, através de testagens periódicas, são outros itens fundamentais a serem cumpridos.

 

Será obrigatório, ainda, prestar informações aos clientes sobre a importância das regras que estão sendo seguidas; o uso de tecnologias que dispensem aproximação ou contato físico; e o controle de qualidade, que determina que os empresários terão que ficar atentos às regras específicas e atualizadas propostas para cada uma das atividades exploradas.

 

Criação do selo "Rio de Janeiro Turismo  Consciente

 

-Criamos o selo “Rio de Janeiro Turismo Consciente” para que todos que gravitem em torno desse setor da economia possam entrar no site e atestar, por auto-declaração, que vão cumprir rigorosamente todos os protocolos.

 

Aqueles que realizarem esse procedimento vão receber o selo informando: “eu sou uma empresa consciente e estou apto a receber visitantes" - explicou o secretário de Turismo, Otavio Leite.

 

Critérios para obtenção do selo

 

Os critérios necessários para a obtenção do selo, bem como, a logística da certificação, foram construídos, ainda, em parceria com:

 

a Associação Carioca de Turismo de Aventura - ACTA RJ; Associação Brasileira das Agências de Viagens RJ – ABAV RJ; Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos RJ – ABEOC RJ, Associação Brasileira de Meios de Hospedagens RJ – ABIH RJ, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes RJ – ABRASEL RJ, - Associação Nacional de Transportes Turísticos - ANTUR, Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins - APRESENTA RIO, Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do RJ – FCVB RJ, Fórum dos Secretários Municipais de Turismo do Estado do RJ – FEST RJ, Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Instâncias de Governança Regionais RJ – IGR’s, Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ, HOTÉIS RIO, Rio Convention & Visitors Bureau – RIO CVB,

 

Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro - Rio Host, Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio – SINDRIO, Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas - SINDEPAT e SEBRAE RJ.

 

Links: http://www.turismoconscienterj.com.br/

 

FONTE: Jornalista Marisa B. Krás Borges - marisa@sierramar.com.br

+5551992367763 - Diretora de Redação Jornal Sierramar

www.sierramar.com.br - Twitter/ Facebook: @jornalsierramar

Blogger: jornalsierramar.blogspot.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.