Pular para o conteúdo principal

Amor e respeito pela diversidade: as bases do Turismo LGBT na Argentina


 

BUENOS AIRES/ ARGENTINA -Com um trabalho consolidado há mais de uma década no país viajantes do segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais e pessoas Transgênero (LGBT) apostam na Argentina, colocando-a entre os principais destinos do mundo.

 

Com o passar dos anos, o turismo de Lésbicas, Gays, Bissexuais e pessoas transgênero (LGBT) se afirmou como um fenômeno mundial, que de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT) representa mais de 10% das chegadas, com uma estimativa de 15 por cento do total do gasto turístico internacional. Seu desenvolvimento se tornou fundamental para os países aumentarem seu turismo receptivo e para um maior ingresso de divisas, ao mesmo tempo de uma geração de emprego para sua população.

 

Lugar de destaque

 

A República Argentina conseguiu um extraordinário posicionamento dentro deste segmento turístico e na atualidade pode apresentar com orgulho que ocupa um lugar de destaque dentro do ranking dos países mais importantes do mundo em matéria de turismo LGBT.

 

Por esta razão, e com o objetivo de consolidar este caminho, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR), junto à Câmara de Comércio Gay Lésbica Argentina (CCGLAR), realizam um trabalho intenso e constante que permite colocar o nosso país na liderança dentro do setor formado por viajantes LGBT da América Latina.

 

São mais de 10 anos lado a lado trabalhando para posicionar a Argentina dentro de um mercado de enorme importância para seu turismo receptivo.


Números

 

Para compreender o fato até agora, nada melhor do que observar os seguintes números:


-57 conferências internacionais nas quais o Turismo LGBT da Argentina

foi protagonista com capacitações, palestras e apresentações dos

destinos argentinos que dão as boas-vindas aos viajantes deste

coletivo.

 

-86 viagens de familiarização para operadores turísticos e mídia

especializada.

 

-18 missões comerciais nos mercados da região.

 

-participação em 57 feiras internacionais. FITUR, Madrid Orgullo (MADO), ABAV, ITB Berlim, WTM Londres, LGBT Week NYC, WTM Latin America, IGLTA, Proud Experiences e ANATO foram alguns dos tantos encontros com presença argentina. Em muitas delas, como na edição da FITUR 2020, o

país recebeu o reconhecimento por seu trabalho no desenvolvimento do Turismo Inclusivo ao longo de mais de uma década.

 

-48 oficinas de capacitações federais e se esperam muitas mais, porque cada vez há mais destinos na Argentina que procuram se somar ou aprimorar sua oferta com propostas para o coletivo.

 

-135 associados que permitem o avanço do Turismo LGBT na Argentina. Isto é um claro exemplo do trabalho em conjunto entre o setor privado e o público.

 

-Presença ativa ininterrupta na GNetwork360, a conferência internacional de Turismo LGBT mais importante da América Latina, que é realizada desde 2008 na Cidade Autônoma de Buenos Aires.

 

Avanços

 

Para cristalizar os avanços no segmento, há uns anos o INPROTUR impulsiona sua marca para tal setor, que já a distingue em cada ação que realiza: Amor.

 

Entendemos que o ideal era encontrar sentimentos. Se estamos falando de identidade verdadeira é encontrar sentimentos poderosos que possam ser traduzidos diretamente na hora de falar. Então devíamos nos apropriar por um momento de um sentimento, de caráter universal, que todas e todos experimentamos alguma vez, e fizemos isso com o AMOR.

 

A Argentina sempre foi uma terra aberta e respeitosa para todos os homens e mulheres do mundo. É por isso que esse sentimento mencionado tinha que estar junto com esta qualidade que tanto nos distingue. Tinha de dizer que entendemos cada segmento que há neste grande mercado. Por

isso, escolhemos nos identificar com AMOR e ponto, o mesmo amor, para todos e para todas.

 

Quanto ao detalhe do ponto final que acompanha a palavra amor é justamente o objetivo que queremos dizer. É amor e ponto, não há mais nada. É grande e simples ao mesmo tempo. É amplo, integrador e honesto. Não é grandiloquente nem pomposo. É amor, algo que todas as pessoas em algum momento da vida experimentaram e que hoje tomamos para torná-lo nosso identificador do Turismo LGBT da Argentina na região e no mundo.

 

Amor. pode ser visto em todas as campanhas de promoção orientadas ao turismo LGBT que o INPROTUR fizer. O conceito visa que os viajantes LGBT que nos visitam percebam a qualidade de nossa hospitalidade, e que cada um(a) possa ser quem é em todo lugar e circunstância.

 

Hashtag #AmorArgentina

 

Para quem utiliza as redes sociais, o hashtag da campanha é #AmorArgentina. Aí se observam as diferentes ações realizadas pelo INPROTUR com a CCGLAR. 


Independentemente do segmento turístico que se tratar, é importante destacar a hospitalidade que a Argentina sempre oferece. Ao longo de sua história, nosso país mostrou um sentido de solidariedade e abertura a todos aqueles que desejam nos visitar ou criar raízes para começar uma nova vida. Assim perceberam as grandes ondas imigratórias da segunda metade do século XIX e princípios do século XX, que construíram nossa idiossincrasia e alimentaram os sonhos de um país em pleno crescimento.

 

Por outro lado, a Argentina sempre esteve na vanguarda dos direitos humanos. Cabe lembrar que em 2010 nossa nação se transformou na primeira da América Latina a promulgar a Lei de Matrimônio Igualitário. Dois anos depois se produziu outro grande passo ao se

promulgar a Lei de Identidade de Gênero.

 

Parada do Orgulho

 

Também não se pode deixar de mencionar a Marcha del Orgullo (Parada do Orgulho), que desde 1992 se transformou no evento mais massivo dentro da Argentina e um dos maiores do mundo.

 

Todas estas características e os avanços conseguidos fazem a Argentina ser um destino de excelência para a comunidade. Cada viajante LGBT que chegar ao país se sentirá em casa e não é uma frase feita.

Literalmente se sente assim pela calor que transmite uma sociedade que respeita o valor da diversidade e promove a inclusão. Este traço eleva nossa oferta turística e nos impulsiona a ser cada vez mais, um pouco melhores.

 


 

El Mensajero Periódico Turístico S.A,  Registro de Propiedad

intelectual Nº 5096599.

Viamonte 811 - 2º B, C.A.B.A - Tel: (54-11) 5236 9977




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.