Pular para o conteúdo principal

34° Natal Luz de Gramado encerra com R$ 7,4 milhões de superávit

GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL – Ao longo de 81 dias, o 34º Natal Luz de Gramado realizou, de 24 de outubro de 2019 a 12 de janeiro deste ano, mais uma edição do maior evento natalino do Brasil. E nesta terça-feira, 11 de fevereiro, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelo evento, apresentou os resultados oficiais da edição realizada em coletiva de imprensa no Auditório da Prefeitura de Gramado.(Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci).Foto – Rafael Cavalli
O Natal luz 2019/2020 obteve resultado positivo de quase R$ 7,4 milhões. Foram contabilizados R$ 36.909.754,53 de receitas e R$ 29.551.392,10 em despesas. Este superávit será investido na manutenção da Gramadotur, além de ampliar e qualificar os primeiros eventos de 2020 como a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. A diretoria também ressalta o movimento na economia local, investimentos sociais e pesquisa da Universidade de Caxias do Sul – UCS. “Podem ter a certeza que fizemos um excelente trabalho com um resultado muito positivo para a Gramadotur e para o Município”, destacou o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo. O Presidente fez questão de destacar o significativo aumento nos investimentos no evento. “Investimos R$ 4 milhões a mais e tivemos o mesmo lucro da edição anterior”. Néspolo também comemora o resultado positivo em ter aumentado os patrocinadores desta edição. “Todos os patrocinadores da 33ª edição renovaram para a 34ª edição do Natal e ainda tivemos um acréscimo de grandes marcas como Mastercard, CVC, XP Investimentos, Bauducco e a Gol, inclusive nosso grande apresentador, o Bradesco”, destacou.
Avanços na área econômica e social
Durante a entrevista coletiva, o Presidente fez questão de destacar os avanços ocorridos na área econômica e social, como por exemplo, a valorização dos artesãos gramadenses na Vila de Natal; o investimento no Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, e o aproveitamento de novos talentos no Natal Luz, incentivando assim, a cultura local. Também foi destacada a manutenção da Orquestra Sinfônica de Gramado pela Gramadotur e a participação dos músicos em diversas apresentações, abrilhantando o Natal Luz.
Cabe ressaltar ainda a contrapartida social do evento. Foram concedidos 6.800 ingressos em troca de alimentos, material escolar, brinquedos e produtos de limpeza para pessoas de Gramado, e intermediado pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social. Além disso, os serviços de alimentação dos espetáculos ficaram sob a responsabilidade dos clubes de serviço de Gramado. Rotary, Lions e Orbis destinaram com o resultado obtido R$ 135 mil para o MOCOVI – Movimento Comunitário de Combate a Violência.
Ingressos
24_10_2019_34Natal Luz de Gramado – Show de Acendimento. Foto Cleiton Thiele/SerraPress
Foram comercializados para os três espetáculos pagos do evento 204 mil ingressos. O espetáculo Illumination foi o show que mais vendeu ingressos, 98 mil. O Desfile A Magia do Noel vendeu quase 82 mil ingressos e a Lenda do Bosque de Natal, 24 mil ingressos. No total, os ingressos geraram uma receita de pouco mais de R$ 27 milhões. O Presidente Edson Néspolo anunciou durante a coletiva de imprensa que o valor dos ingressos não serão aumentados para esta 35ª edição.
Pesquisa
Durante o encontro com a imprensa, a Gramadotur apresentou uma pesquisa feita pela UCS (Universidade de Caxias do Sul). Os principais dados da Pesquisa, avaliados no Natal Luz foram organização e limpeza, com 93,4% de positivo pelos entrevistados. A diversidade de opções disponíveis no Natal Luz mereceu 89,8% de respostas positivas, e disponibilidade e acesso a informações do evento, foi elogiado por 97,4% dos entrevistados. A qualidade geral dos eventos foi muito valorizada pelos entrevistados. Foram medidos, igualmente, os espetáculos pagos, que tiveram a seguinte avaliação de 0 a 10:
– A Lenda do Bosque de Natal, 9,7% avaliaram de forma positiva, com uma concentração de 80,2% no conceito 10.
– Desfile A Magia do Noel, 9,6% de positivo com uma concentração de 65,9% no conceito 10.
– Illumination 9,6%, de positivo com uma concentração de 70,1% no conceito 10.
Apenas dois itens tiveram uma conotação negativa apontada pelos entrevistados. A mobilidade urbana ruim e o custo alto quando se referiam aos valores dos ingressos.
Já a decoração da cidade mereceu 98,2% de respostas positivas pelos entrevistados. A decoração foi uma das grandes preocupações da Gramadotur desde a elaboração do Projeto. “A cidade merecia algo muito bonito e conseguimos agradar a todos, visitantes e moradores, investimos recursos superiores ao ano anterior e o resultado foi muito satisfatório” disse o Presidente da Gramadotur, Edson Nespolo.
Mídias Sociais
Outro ponto destacado pelo Presidente foram as mídias sociais do Natal Luz. Nas páginas do facebook e Instagram do evento foram obtidos mais de 10 milhões de visualizações do conteúdo postado. O crescimento no período do evento junto ao facebook foi mais de 52,5% e no Instagram este percentual de aumento chegou a 73,5%, um recorde para o Natal Luz.
A palavra do Prefeito
O Prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, estava satisfeito com os números divulgados. “Gramado está orgulhoso destes resultados e podemos dizer que tudo isso é um encaminhamento para a excelência e com certeza resultará em dividendos para nossa cidade”, disse o Prefeito
Natal Luz 2020/2021
30_07_2019_34Natal Luz de Gramado – Preview dos Novos Espetaculos e Intervencoes Artisticas. Foto Cleiton Thiele/SerraPress

A 35ª edição do evento terá abertura em 22 de outubro e término em 10 de janeiro de 2021. O Presidente Edson Néspolo confirmou ainda que a gramadense Cláudia Casagrande estará novamente como Diretora de Decoração do evento, pelo terceiro ano consecutivo.
O 34º Natal Luz de Gramado foi apresentado pelo Bradesco e é uma realização da Gramadotur e promoção da Prefeitura de Gramado. O evento teve o patrocínio da Gramado Parks, Bauducco, Mastercard e Stemac Geradores. O copatrocínio é de Snowland, Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan, e Liquigás com apoio especial do Bier Park e CVC. O 34º Natal Luz tem o apoio de Gramado Thermas Resort, Chocolates Lugano, Gol, Stella Ideias Luminosas, Miolo Wine Group, Rasen Platz, Balas Florestal, Casa Leopoldo, Bouquet Garni, RGE – Rio Grande Energia, Coca Cola, Jasmin Tapetes, Adylnet, Connect City, UCS – Universidade de Caxias do Sul, Café 3 Corações e Rádio Antena 1. A Brocker Turismo é a Agência Oficial do Natal Luz de Gramado.
Assessoria de Imprensa 34º Natal Luz de Gramado
Adriano Frauches – (51) 9.9953-3762
Gerson Sorgetz – (54) 9.9985-3657

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.