Pular para o conteúdo principal

Ministério do Turismo realiza Semana Nacional do Turismo em Belo Horizonte/MG


BRASÍLIA/DISTRITO FEDERAL - BRASIL - O Ministério do Turismo realiza entre os dias 03 e 06 de dezembro, em Belo Horizonte/MG a 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor, que movimenta 52 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente sete milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional.

A programação do Semana Nacional do Turismo terá várias atrações, como a realização da cerimônia do 2º Prêmio Nacional do Turismo e o lançamento de iniciativas em conjunto com a da Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua Brasil e o Programa Nacional de Gastronomia. Além disso, haverá reuniões de trabalho e encontros de secretários e dirigentes do setor e visitas técnicas em pontos turísticos da cidade.

Programação que será aberta ao público.
Programação 1ª Semana Nacional do Turismo
03/12/2019
8h30 a 12h00
Lançamento do Wakalua Brasil
Lançamento do Programa Nacional de Gastronomia
Assinatura do convênio para a restauração do barco Benjamim Guimarães
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil - Praça da Liberdade - Belo Horizonte/MG
04/12/2019
9h30
Lançamento Destino Mantiqueira
Local: Sala Juvenal Dias - Palácio das Artes - Belo Horizonte/MG
18h30 às 22h00
2º Prêmio Nacional do Turismo
Local: Palácio das Artes - Belo Horizonte/MG

Semana Nacional do Turismo movimenta capital mineira

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, diversos eventos debaterão as iniciativas para o desenvolvimento do setor
Belo Horizonte será palco, entre os dias 3 e 6 de dezembro, da 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional. Para celebrar a primeira edição do evento, a Pasta assinará um memorando de entendimento para duas iniciativas inéditas em conjunto com a Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua e o Programa Nacional de Gastronomia.
No campo da tecnologia, o Hub de inovação da OMT - Wakalua - terá no Brasil sua primeira unidade em solo sul-americano. O objetivo é promover soluções inovadoras para o setor de viagens por meio de startups. O programa lançado em janeiro, em parceria com a Globalia, está presente em mais de 150 países.
Já no segmento gastronômico, o documento prevê uma parceria com o Sebrae e a OMT para utilizar a culinária brasileira como incentivadora e impulsionadora do turismo no Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A ideia é que o programa seja baseado com o que hoje é realizado no Peru, que mudou a cara do turismo no país e se consolidou como um dos principais destinos turísticos gastronômicos do mundo.
“Promover a Semana Nacional do Turismo é a melhor forma de valorizar essa atividade tão importante para a geração de emprego e renda do nosso povo. Tivemos um ano excelente para o setor, com conquistas inéditas que merecem ser celebradas e divulgadas para todos que acreditam no turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.
Ainda durante a programação oficial da semana haverá um momento para valorizar e reverenciar profissionais e iniciativas de destaque no turismo brasileiro. O Palácio das Artes foi o local escolhido para anunciar os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Em sua primeira edição, no ano passado, foram consagradas sete iniciativas entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações.

Outro eventos

A Semana Nacional do Turismo vai abrigar ainda outros eventos, como a 10ª reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), grupo técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados; e a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que realiza seu último encontro do ano. Além disso, a capital mineira será sede da 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo, FORNATUR.
FONTE: MINISTERIO DE TURISMO DO BRASILimprensa@turismo.gov.brAtendimento à imprensa: (61) 2023-7047/ 7045

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de BH 2026.

    BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS - O trajeto de 5 km terá a largada às 21h do dia 15 de maio e começa na Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte. O percurso ainda passa por pontos, como a Praça da Liberdade, o Viaduto Santa Tereza e a Rua Sapucaí.

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.