Pular para o conteúdo principal

Santiago retoma normalidade no comércio e transporte, e Chile encerra restrição de deslocamento em vias públicas




SANTIAGO/ CHILE - A Subsecretaria de Turismo, juntamente   com o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur), informaram neste domingo (27), que a atividade turística segue operando em grande parte do Chile, com os destinos mais visitados recebendo turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa   Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque NacionalTorres del Paine, entre outros.


Quanto à situação na capital, Santiago, ambas as entidades afirmam que a normalidade foi retomada. O comércio na cidade foi reaberto e já funciona normalmente, com algumas exceções no centro, onde opera parcialmente. O mesmo vale para o transporte público, que está
retomando gradualmente sua operação usual, com a maior parte das estações de metrô funcionando normalmente. Já a hospedagem turística funciona normalmente, com algumas exceções específicas no centro da cidade.

Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

Eventos mantidos

As entidades declararam ainda que não há mais restrição de deslocamento nas vias públicas , e os principais eventos programados no país em novembro e dezembro estão mantidos.

O Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago, está totalmente operacional, e a programação de voos das companhias aéreas funciona no momento sem alterações. Transfers e táxis de e para o aeroporto voltaram a funcionar normalmente. Todos os demais aeroportos
chilenos também estão operando sem alterações.

Quanto aos terminais de ônibus, não há nenhuma alteração no funcionamento.

Recomenda-se cautela

Ambas as instituições reiteraram a importância do turista ter cautela neste momento. A orientação é a de reunir informações básicas sobre os destinos a serem visitados,  além de adotar comportamentos de autocuidado e respeitar as regras estipuladas pelas autoridades locais.

É recomendável entrar em contato com os Escritórios de Informação Turística em caso de dúvidas, usar táxis oficiais nos aeroportos e contratar serviços turísticos legais  e registrados no SERNATUR.

Links de interesse:

   * Aeroporto: para saber sobre o reagendamento de voos, consulte os
sites de cada uma das companhias aéreas.
   * Transporte público: consulte o site do Ministério dos Transportes
http://www.usuarios.subtrans.gob.cl/
   * Rede de metrô em Santiago: https://www.metro.cl/
   * Recomendações e procedimentos para entrar no Chile: consulte o
site do Ministério das Relações Exteriores
https://minrel.gob.cl/recomendaciones-para-ingresar-a-chile/minrel/2008-06-19/154047.html
   * Informações turísticas: www.sernatur.cl  e
https://chile.travel


Sobre o SERNATUR

O Serviço Nacional de Turismo do Chile é responsável por promover e
difundir o Turismo do país. Dentre suas responsabilidades está
impulsionar destinos chilenos e viagens turísticas, tanto para mercados
nacionais quanto internacionais, contribuindo para o desenvolvimento
econômico, social e cultural do Chile. Isso é realizado por meio plano
estratégico de promoção turística. O Sernatur é parte da
Subsecretaria de Turismo do Chile, que, por sua vez, é uma das
secretarias do Ministério da Economia do Chile._

Contato para imprensa:
Leonardo Ramos
leonardoramos@imaginadora.com.br
Tel: (11) 3171-3899 - Ramal 21




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagens podem auxiliar mães no processo de reconhecimento de uma nova mulher

  SÃO PAULO/ SP - BRASIL - Muitas mães desejam ter um tempo exclusivo para cuidarem de si mesmas, sem preocupações, pois a maternidade pode sim afetar a saúde das mulheres. É o que mostram algumas pesquisas, como a realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Sleep Health. De acordo com os pesquisadores, as mães podem sofrer um envelhecimento biológico de três a sete anos, além da idade cronológica, nos seis primeiros meses de vida de seus bebês devido às noites mal dormidas e ao cansaço. 

39º Natal Luz: Grande Desfile de Natal volta acontecer no centro de Gramado

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - A Gramadotur, com o aval do Conselho de Administração da Autarquia, está preparando novidades na realização da 39º edição do Natal Luz de Gramado que acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025. Uma destas novidades é a volta do Grande Desfile de Natal para o centro de Gramado. Ele vai acontecer no trajeto da Av. das Hortênsias entre a rótula com a Rua Garibaldi e a rótula da Av. Borges de Medeiros, tudo no espaço com cobertura dos arcos luminosos. O último Desfile de Natal no centro aconteceu no ano de 2013. A partir de 2014 até 2023 este grande evento de Natal em Gramado foi realizado no Expogramado. Mais detalhes sobre a logística deste ano a Autarquia estará divulgando em breve.

Maior evento de Indicação Geográfica do país começa em uma semana

  GRAMADO/ RIO GRANDE DO SUL - Na próxima semana, de 28 a 31 de maio, Gramado (RS) se transforma na maior vitrine de produtos com certificação de origem do Brasil. O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.